Publicidade

Depois de um ano de pandemia cuidar da saúde mental é essencial para qualidade de vida

Postado em 16/03/2021 10:35

A situação de pandemia vivenciada em todo o mundo é, para a maioria das pessoas, um momento único, nunca antes vivido. Afinal, além de provocar danos à saúde física, a Covid-19 alterou as rotinas e as relações interpessoais, exigindo o afastamento social e, consequentemente, dificultando o contato com familiares e amigos.

Esse distanciamento, associado a tantas recomendações de cuidado e prevenção, podem realçar as sensações de medo e incerteza, afetando o bem-estar psicológico dos indivíduos. Essa pressão vivida pela população torna cada vez mais evidente a necessidade dos cuidados não só com a saúde física, mas também com a saúde mental.

Os principais problemas diagnosticados neste momento são a ansiedade, o estresse, os sentimentos de tristeza, insegurança, raiva e confusão, as frustrações, o abuso de substâncias e a irritabilidade.  Ao perceber esses sintomas em si mesmo ou em alguém de seu convívio, é importante que a pessoa reconheça que não está bem e procure ajuda. Confira as orientações da psicanalista Shayara Arantes em nosso especial sobre a pandemia:

Advertisement

 

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!