Já estão em vigor os novos parâmetros do contrato entre a COPASA e o município de Divinópolis. A repactuação começou a vigorar no dia 01 de agosto. Um dos principais ganhos é a redução da tarifa paga pela população. Segundo a administração municipal o contribuinte que não tem tratamento de esgoto, deve ter uma redução média de 36% na conta paga atualmente.
O novo convênio firmado com a empresa prevê uma redução de 10% na tarifa de água paga por toda a população. Além do valor reduzido, o contribuinte que não tem tratamento de esgoto ainda terá uma redução na tarifa paga pelo serviço. Ao invés de pagar 74% sobre o valor de água consumido ele passa a pagar 25%, o equivalente a uma queda de 66%.
O controlador do município, Diogo Vieira apresentou um exemplo prático. O contribuinte que paga atualmente 100 reais de água e 74 reais de esgoto, passará a pagar 90 reais de água e 22,50 de esgoto. Desta forma a conta sai de R$ 174,00 reais para R$ 122,50. Para ficar mais fácil para população basta fazer o cálculo de um desconto médio de 36% na conta total paga mensalmente.
O município também apresentou dados referentes às reduções progressivas. Segundo o levantamento a população deixará de pagar até 2041, ano de termino da concessão, o montante de 335 milhões de reais. Por ano o valor de 19, 705 milhões. Por mês a população deixará de pagar para COPASA o equivalente 1,6 milhão. De acordo com o controlador do município esse recurso passará a circular na economia da cidade.