Comportas abertas em Carmo do Cajuru aumentam vazão de água e deixam áreas ribeirinhas em risco. Veja imagens da Usina - Portal MPA

Publicidade

Comportas abertas em Carmo do Cajuru aumentam vazão de água e deixam áreas ribeirinhas em risco. Veja imagens da Usina

Postado em 10/01/2022 16:52

Foram abertas exatamente às 14 horas as comportas da Usina da CEMIG em Carmo do Cajuru. A empresa fez um comunicado pela manhã informando o procedimento. No comunicado a empresa informa que devido às elevadas afluências ao reservatório da PCH Cajuru de 500 m³/s às 11h do dia 10/01/2022, e com previsão de aumento de afluências ao longo do dia e da terça-feira com a previsão de atingir 630 m³/s de média diária na terça-feira, foi necessário ampliar a defluência da usina, atualmente no patamar de 310 m³/s.

Para conseguir atingir o objetivo o primeiro patamar de ampliação foi feito às 14h para 380 m³/s, ampliando gradativamente em seguida para o patamar de 450 m³/s, que deve ser atingido até o final do dia. As Defesas Civis municipais e o Corpo de Bombeiros de Divinópolis têm o mapa de inundação para estas vazões, sendo que para este patamar de vazões já é necessário que a população na região mais próxima ao Rio deixe suas casas.

Fotos e vídeos assessoria de Comunicação / Prefeitura Carmo do Cajuru