fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Jornal Candidés
  • Cobertura vacinal do sarampo em crianças ainda não atingiu meta em Divinópolis

Cobertura vacinal do sarampo em crianças ainda não atingiu meta em Divinópolis

Image

Um caso suspeito de sarampo está sendo investigado em Divinópolis. Enquanto a confirmação não vem foi iniciada uma campanha para imunizar crianças e adultos. A cobertura vacinal em Divinópolis para crianças ficou em 74 %, isso quando o recomendável é que esse percentual chegue aos 95 %.

O sarampo é uma infecção grave. A transmissão ocorre quando uma pessoa contaminada tosse, fala, respira ou espirra próximo de outras pessoas saudáveis. O registro de casos de sarampo em todo país tem mobilizado os órgãos de saúde pública. Com foco na prevenção, o ministério da saúde lançou a campanha nacional de imunização contra a doença.

Na semana passada, um homem de 51 anos esteve no posto de saúde central com os sintomas da doença. Pacientes que estavam na unidade foram vacinados contra a doença. Nessa etapa, até o dia 25, o foco de vacinação serão as crianças.

Nos últimos noventa dias, foram confirmados em Minas Gerais 22 casos de sarampo. Em Divinópolis um caso segue em investigação. O foco inicial da campanha é vacinar crianças de seis meses a cinco anos. Segundo a central de imunização da prefeitura, a cobertura vacinal dessa faixa etária ficou em 74%, ainda abaixo do esperado.

A vacina está disponível nas 37 unidades básicas de saúde da cidade, mas o movimento ainda está devagar. Até o dia 25, o público preferencial de imunização são as crianças. A segunda fase, de 18 a 30 de novembro tem com alvo a população de 20 a 29 anos.