fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Cidades históricas decidem neste mês se haverá carnaval, em Itapecerica Reveillon é cancelado

Cidades históricas decidem neste mês se haverá carnaval, em Itapecerica Reveillon é cancelado

Image

A maioria das cidades de Minas Gerais não realizará eventos de réveillon e Carnaval em 2022. O cancelamento das comemorações já foi anunciado por cidades como Belo Horizonte e São João del-Rei. A postura também está sendo adotada em outras capitais do Brasil, como Recife, Salvador, Fortaleza e João Pessoa, em virtude do temor de uma nova alta de casos de Covid-19, que pode ser ocasionada pelas aglomerações registradas durante as comemorações.

Durante entrevista ao Sistema MPA de Comunicação o prefeito de BH, Alexandre Kalil disse que não haverá em 2022 carnaval organizado pela prefeitura. Ele entende que não é o momento do evento acontecer. O surgimento da variante ômicron é outro fator que pesa para a não realização das festividades. Em Belo Horizonte, por exemplo, as autoridades investigam um caso suspeito de contaminação pela nova linhagem do coronavírus em uma mulher internada no Hospital Eduardo de Menezes. 

Algumas cidades históricas também se mobilizam para discutir o assunto. Em Tiradentes, a decisão final será tomada até o final desta semana, quando haverá uma reunião com o comitê de enfrentamento da Covid e secretários de governo. Em outras cidades tradicionais, o martelo será batido até 10 de dezembro, quando a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais se reunirá para definir se os 30 municípios integrantes realizarão os eventos de réveillon e Carnaval.

O prefeito da cidade de Itapecerica e presidente da associação, Wirley Reis (Podemos) destaca que não há como organizar essas festas e fiscalizar o cumprimento de medidas sanitárias. Por causa disso o chefe do executivo cancelou a festa de Reveillon, haverá na cidade apenas a tradicional queima de fogos. Já o carnaval ainda não foi divulgada uma definição.