fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • CDL pede alteração no horário do comercio para evitar demissões, já são mais de 2500 em Divinópolis

CDL pede alteração no horário do comercio para evitar demissões, já são mais de 2500 em Divinópolis

Image

Os impactos da pandemia do coronavirus em Divinópolis se refletem em perda de postos de trabalho e fechamento de empresas. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis apresentou um levantamento com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, com números preocupantes.

Os dados da JUCEMG apontam um aumento de 30% no número de empresas que encerraram suas atividades na cidade, comparado a 2019. De acordo com a Junta Comercial, 340 empresas fecharam as portas em Divinópolis somente este ano. Só no mês de abril o aumento chegou a 81%.

Em relação ao desemprego a situação não é diferente. O Caged mostra que Divinópolis perdeu 2.512 postos de trabalho formal nos meses de março, abril e maio. Os setores de comércio e serviços foram responsáveis pela demissão de 1.600 profissionais com carteira assinada. O comercio lidera com a perda de 917 postos de trabalho, seguido da industria com um saldo negativo de 730, já o setor de serviços vem em terceiro com 683 demissões. Só o setor de agronegócios não teve perda fechou o período com zero.

A projeção inicial feita pela CDL em março era de que Divinópolis teria entre 3 e 7 mil demissões. Para evitar a concretização destes números a entidade tenta rever com o comitê o horário de funcionamento do comercio. No dia 27 de abril, alguns setores do comércio retornaram as atividades de forma escalonada. Somente no dia 09 de junho a Prefeitura determinou o fim da escala de funcionamento por segmento e autorizou a reabertura das lojas de ruas, porém de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, sem abrir aos sábados. A CDL pede a extensão deste horário e a possibilidade de abrir no final de semana.