Publicidade

Câmara aprova LDO, mas grupo de oposição vota contra o orçamento em forma de protesto

Postado em 02/07/2019 19:44

A Câmara Municipal de Divinópolis votou na tarde desta terça-feira, 02 a Lei de Diretrizes Orçamentárias. A LDO é a legislação mais importante do município. Ela estipula metas e orientações que devem ser cumpridas no Orçamento do ano. Durante a discussão da proposta houve embate no plenário. Em protesto o grupo de oposição rejeitou a LDO.

Apesar de cinco vereadores Janete Aparecida (PSD), Sargento Elton (PATRI), Matheus Costa (PPS), Ademir Silva (PSD) e Edson Souza (MDB) terem votado contra a Lei Orçamentária ela foi aprovada por 8 votos favoráveis e 5 votos contrários. O grupo de oposição ao governo enfatizou que o posicionamento foi em protesto a não aprovação das emendas apresentadas pelos parlamentares.

Segundo o procurador da Câmara Municipal Bruno Cunha as emendas apresentadas a LDO pela vereadora Janete e o vereador Sargento Elton foram rejeitadas por todas as comissões. Nestes casos o parecer não segue para apreciação do plenário. Bruno enfatizou que as emendas foram rejeitadas, pois são incompatíveis com Plano Plurianual (PPA) e essa é uma previsão da Constituição Federal.

Advertisement

Outro ponto questionado pelos vereadores foi a não comunicação da rejeição das emendas. O procurador explica que todos os pareceres ficam disponíveis no sistema eletrônico da Câmara Municipal. Qualquer cidadão ou vereador pode ter acesso ao documento que é público. Os vereadores de oposição ao governo disseram que vão fazer uma representação junto ao Ministério Público.

O município garante que todos os programas e ações apontados no PPA (2018-2021) serão cumpridos conforme as metas e prioridades. Os parâmetros utilizados para calcular o orçamento são: o PIB que aponta 3%, o IPCA que está entre 4,2% e a previsão de reajuste do salário mínimo.  A previsão do orçamento para 2020 é de R$ 677 milhões e da dívida de R$ 71 milhões.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!