Aumento de casos da COVID faz Divinópolis ficar no limite de regredir de onda no Minas Consciente - Portal MPA

Publicidade

Aumento de casos da COVID faz Divinópolis ficar no limite de regredir de onda no Minas Consciente

Postado em 18/01/2022 10:48

Depois de dois anos de enfrentamento da pandemia, os profissionais voltam a enfrentar o aumento de casos da COVID-19. Isso traz o receio de unidades lotadas e sobrecarga de trabalho. Somente nos primeiros 17 dias deste ano, Minas Gerais registrou mais infecções por coronavírus do que a soma dos três últimos meses de 2021.

Esse fato também é registrado no Centro-Oeste de Minas. Segundo a coordenação do SAMU o número de atendimento saiu de 500 para mais de 700. A taxa de ocupação de leitos também subiu. Atualmente, 27 pessoas estão internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), entre os 40 leitos disponíveis na cidade para pacientes com Covid-19, o que equivale a 67,5%. No setor de enfermaria, a taxa é de 72,2%, com 31 leitos ocupados entre os 43 totais do município.

A reunião do Comitê Municipal na semana passada mostrou a elevação dos números do plano Minas Consciente. A Macrorregião ,  está com  8 pontos,  na semana anterior estava com 0 pontos. Já a Microrregião está com 11 pontos, e antes estava com 4 pontos. A pontuação do Minas Consciente define que de 0 a 12 pontos classifica Onda Verde, de 13 a 19 pontos Onda Amarela e de 20 a 32 pontos Onda Vermelha. Para frear os números a dica é a prevenção.