fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Jornal Candidés
  • Após surto de pirogenia, Vigilância em Saúde investiga causa de mortes no HSJD

Após surto de pirogenia, Vigilância em Saúde investiga causa de mortes no HSJD

Image

Depois de um surto de pirogenia e mortes registradas no setor de nefrologia do Hospital São João de Deus, a  Vigilância Sanitária de Divinópolis vistoriou a unidade hospitalar e solicitou a suspensão no uso de máquinas. A situação agora é considerada normal, mas as mortes que ocorreram na unidade hospitalar são investigadas para saber se foram causadas por bactérias presentes nos equipamentos que filtram o sangue.

A vigilância em saúde, durante visita de rotina observou que os pacientes da nefrologia, aqueles que são submetidos à hemodiálise apresentaram complicações causadas por pirogenia, uma reação causada no corpo quando há presença de bactérias.

Pelo menos 50 pacientes apresentaram os sintomas da pirogenia durante o procedimento de hemodiálise. Entre os sintomas, os pacientes apresentavam febre, aumento de pressão e calafrios. A vigilância em saúde acredita que a contaminação tenha ocorrido durante desinfecção dos dialisadores.

O Hospital São João de Deus foi comunicado pela vigilância sanitária e informou, recentemente, que faria readequações no setor de nefrologia, como troca do ar condicionado.

Pelo menos quatro mortes de pacientes que frequentavam a nefrologia estão sendo investigadas. A secretaria de saúde, por meio da vigilância sanitária justificou que é necessário pelo menos 30 dias para que o laudo comprove a causa das mortes.

O Hospital São João de Deus informou em nota que está seguindo os protocolos da vigilância em saúde. O laudo que atesta o motivo das mortes fica pronto no mês que vem.