fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Jornal Candidés
  • Apesar do débito municípios da região registram regularidade de repasses nos últimos três meses

Apesar do débito municípios da região registram regularidade de repasses nos últimos três meses

Desde março de 2019 o repasse de recursos aos municípios está sendo feito em dia pelo estado. A situação foi apresentada pelo prefeito de São Gonçalo do Pará Toninho André que ocupa hoje o cargo de presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (AMVI). Com a chegada do recurso os municípios começam a fazer planejamentos.

Durante entrevista o prefeito enfatizou que apesar de agora receber os recursos em dia o confisco da verba de janeiro o maior do ano por causa do IPVA ainda faz falta. Outro ponto criticado pelo chefe do executivo é o acordo de pagamento dos atrasados . O acerto prevê o parcelamento mensal dos recursos devidos de ICMS, IPVA e Fundeb, começando em janeiro de 2020 e terminando em setembro de 2022.

No mês de maio a Assembleia aprovou mais uma ferramenta para dar garantias as prefeitura. O Projeto de Lei que prevê o repasse automático aos municípios da cota-parte do IPVA e do ICMS.  Na forma da aprovação fica previsto o repasse automático, por meio de documento de arrecadação, de 50% do IPVA de veículos licenciados em cada município, sem que os recursos passem pelo caixa do Estado. Quanto ao ICMS, 25% dos recursos arrecadados serão depositados diretamente em conta conjunta dos municípios.