Agricultura familiar desenvolve técnicas de Agrofloresta em lavouras de Divinópolis

Postado em 06/08/2019 18:14

Valorizar a produção de hortaliças e agricultura familiar. Essa é proposta da Aprafad, que desde 2016, realiza uma feira na Praça do Santuário com produtos fresquinhos, diretos do campo. E os produtores de Divinópolis tem utilizado novidades, como a implantação do conceito Agrofloresta.

Provavelmente você já passou pela Praça do Santuário num dia de quarta e viu a feira da Aprafad. Aqui estão reunidos os produtores rurais de Divinópolis. Hortaliças fresquinhas do campo, diretamente para a cidade. Tudo que é vendido aqui é produzido de um jeito bem especial.

São dez bancas de produtores vinculados à Associação dos Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis, a Aprafad. O Edson vem sempre lá da comunidade de Córrego Falso. A especialidade é a venda de mudas de hortaliças.

As hortaliças são colhidas pela manhã e trazidas à tarde para a feira. Os produtos não possuem agrotóxicos. [FOTO: Reprodução/TV Candidés]

Sempre às quartas-feiras, a partir das 15h, a praça fica cheia. Muita gente passa por aqui pra levar aquela verdura fresquinha. O Bernardo acorda bem cedo e seleciona as melhores hortaliças pra vender aqui. E olha que vende bastante.

Pra ver de perto o processo da agricultura familiar nós fomos até uma fazenda onde são cultivadas mais de 20 culturas de hortaliças. Pelo caminho, as belezas do campo. Tem também silêncio, tranquilidade e um sol pra fomentar toda a lavoura. Esses são só alguns ingredientes necessários para uma boa colheita.

O conceito de Agrofloresta contribui e muito pro desenvolvimento da plantação. Quem diria que só num canteiro tem plantado couve flor, pimentão, salsinha, eucalipto e bananeira? Qualidade que reflete diretamente lá na feirinha do Santuário. A Rosângela trabalha com derivados do milho. A escassez de chuva atrasou a colheita do milho, mas não trouxe prejuízos à qualidade do produto.

Está mais que provado o tanto que os feirantes da Aprafad se dedicam pra trazer produtos de qualidade para mesa do divinopolitano. Tá com um tempo vago na quarta-feira? Visite a feira da Aprafad.

 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido!