A realização de exames rápidos para Influenza A e Covid-19 cresceu 260% nas unidades da Drogaria Araujo em maio. E a tendência continua: nos primeiros 15 dias de junho, a média esperada para o mês já foi alcançada. A situação é preocupante, com quase 40% dos testes positivos para Influenza A — vírus responsável pela gripe.
A rede, que possui 350 lojas em 65 cidades de Minas Gerais, também oferece exames para Influenza B, Covid-19 e VSR (vírus sincicial respiratório), causador de muitos quadros graves em crianças.
O alerta vem junto com os dados do mais recente Boletim InfoGripe da Fiocruz, que coloca Belo Horizonte como a segunda capital do país com maior risco de aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), atrás apenas de Aracaju (SE). Crianças de até 4 anos estão entre as mais afetadas, principalmente pelo VSR. Entre os casos positivos das últimas semanas, 47,3% foram de VSR, 38,9% de Influenza A e 1,7% de Covid-19.
Segundo a gerente técnica da Drogaria Araujo, Isabel Dias, o ideal é fazer o exame a partir do segundo dia de sintomas gripais. “Quanto antes for feito o diagnóstico, maior a chance de iniciar o tratamento e evitar complicações como pneumonia, principalmente entre crianças e idosos”, explica.
Além dos testes, a rede também oferece vacinas para diferentes faixas etárias. A recomendação é buscar as farmácias logo nos primeiros sinais de gripe, evitando sobrecarregar os prontos-socorros e reduzindo o risco de agravamento.