O PayPal é um dos aplicativos de pagamento mais populares do mundo, sendo amplamente usado em uma série de transações financeiras. Claro, a alternativa não está isolada no mercado e conta com diversos focos de concorrência por todo o globo.
Ainda assim, nos últimos anos, o PayPal tem investido quantias realmente significativas para assumir o topo do mercado e se tornar uma concorrência incontestável dentro do mercado de pagamentos. E a pergunta que fica é, será que eles serão capazes de dominar um dos maiores competidores do meio, o Apple Pay?
A presença do PayPal no universo dos cassinos
Na maioria das vezes, os usuários, no geral, não se importam efetivamente com quem são os responsáveis por processar suas transações online. Contanto que elas sejam rápidas e seguras. Seja para compras virtuais, joganda caça-níqueis com dinheiro real, blackjack, pôquer e outros jogos de mesa, em sites como Cassinos-Online (https://cassinos-online.com/jogos/) ou a aquisição de serviços, não importa. Mesmo nos EUA, as transações virtuais têm movimentado bilhões todos os anos. E no meio de tudo isso, há uma ampla variedade de opções de aplicativos, entre eles, o PayPal. Há muitos anos o nome da empresa tem sido referência de pagamentos, mas nos últimos tempos tem adotado uma postura mais agressiva e gastado bilhões para assumir o posto como uma verdadeira referência no assunto, tornando-se uma das carteiras digitais mais requisitadas no universo dos cassinos, superando outros concorrentes de peso.
É importante que os apostadores possam contar com uma carteira digital renomada, uma vez que os jogos de cassino movimentam uma grande quantidade de dinheiro real diariamente e precisa realizar esses pagamentos no contexto mundial, o que se torna mais fácil com a ajuda de empresas como o PayPal. Os cassinos online são responsáveis por movimentar bilhões e essas operações precisam ser feitas com máxima segurança para lidar com os dados pessoais dos apostadores. O PayPal é uma das carteiras digitais mais seguras do mundo e respeita a política de privacidade estabelecida para resguardar o sigilo das operações financeiras.
Entendendo mais o cenário
No ano de 2022, por exemplo, o PayPal reduziu os seus preços para derrubar uma concorrente gigante da Holanda, a Adyen, além de outros competidores. Essa estratégia se mostrou bastante arriscada, pois precisava reduzir os preços da plataforma em todas as frentes para dominar o mercado, resultando em um crescimento de apenas 5% durante 2022.
A grande vantagem da plataforma é, inclusive, abranger vários tipos de serviços em um só local, como o processamento de pagamentos e a existência de carteiras digitais. A sua subsidiária, a Braintree, é uma empresa white label, que permite que outras empresas processem pagamentos no geral. Ela, inclusive, já trabalhou com outras empresas do setor, permitindo que a Uber repasse os pagamentos para seus motoristas. É um dos métodos de pagamento para afiliados da Twitch também, um dos maiores sites de streams do mundo atualmente, por exemplo.
Mas a questão lida com proporções ainda maiores, afinal, a popularidade crescente dos cassinos online e as casas de apostas também são relevantes, pois permitem apostas com dinheiro real. Opções como bet365, Joo Casino, Betano, Playzilla, Betmotion Casino, entre outros, oferecem uma série de opções de caça-níqueis, crash games, cassino ao vivo, bingo e muito mais, além de apostas em esportes nos mais variados mercados.
Em muitos deles, inclusive, com diversas opções de pagamentos. O PayPal, neste caso, é responsável pelo processamento de pagamentos em diversas opções de sites de cassino e apostas online.
Concorrência acirrada
A estratégia do PayPal não é, necessariamente, fácil. Na verdade, muitos especialistas a apontam como arriscada e agressiva. Afinal, são bilhões em investimentos para elevar sua relevância, além da redução de seus preços a níveis de lucro quase nulo.
O motivo? O objetivo é se destacar ainda mais em relação às outras opções. Porém, embora a estratégia tenha funcionado contra alguns competidores, como a própria Adyen, nem tudo é tão simples.
O Apple Pay, por exemplo, se mostrou uma adversária considerável nos últimos anos. De 2020 para 2022, o serviço teve um aumento de 193 milhões de usuários, saltando de 507 milhões para 700 milhões. Em abril do ano passado, o PayPal acabou adicionando o Apple Pay como uma opção de pagamento para pequenas e médias empresas, em um possível recuo em sua disputa contra a concorrente.
A história, porém, não acaba assim. Apesar de ter conquistado uma relevância ainda maior no mercado global, o PayPal, dois anos depois, não conseguiu seu feito de dominar por completo o Apple Pay, pelo contrário. A empresa segue relevante no mercado, enquanto novas questões pertinentes começam a surgir.
Recentemente, a Apple anunciou que permitiria que desenvolvedores autorizados acessassem APIs de NFC para o sistema iOS, para opções de pagamento sem contato, como os adotados no sistema Apple Pockets. O atual CEO do PayPal, Alex Chris, que assumiu o cargo em setembro de 2022, já deu declarações alegando o interesse da empresa em adotar tecnologias de carteira NFC.
Ainda assim, a marca não deu maiores informações sobre o processo, se realmente está em desenvolvimento e nem uma data para o lançamento.
Na União Europeia, o PayPal tem demonstrado uma ampla liderança, uma vez que em 2022, 90% de seus habitantes usaram seus serviços de pagamento. Em todo caso, quando se tratava de pagamentos móveis, o Apple Pay e o Google Pay, ficaram na frente.
Previsões para o futuro
Em uma análise bastante ampla, é um pouco difícil determinar que o PayPal será capaz de dominar por completo o Apple Pay, e os motivos são alguns. Como é possível perceber na análise de 2022, a praticidade de se realizar pagamentos através de dispositivos móveis é algo bastante prático. No entanto, enquanto opções como Google Pay e Apple Pay já podem vir integrados em sistemas e dispositivos, isso coloca o PayPal em uma clara desvantagem.
Mesmo que, obviamente, seja possível sim baixar o aplicativo da marca, a opção do Apple Pay em específico é muito mais prática para a maioria dos usuários, afinal, a marca é uma empresa de tecnologia especializada em dispositivos móveis e acessórios. Por isso, é muito mais prático e fácil para eles incluírem processos de pagamento naquilo que já oferecem.
Por outro lado, o PayPal é uma plataforma financeira de todo modo. A inserção de suas facilidades para os usuários tende a ser muito mais cara, por diversos motivos. O aplicativo da marca dificilmente virá automaticamente integrado em um dispositivo, a menos que sejam oferecidos pelo menos alguns milhões em troca.
De outra forma, é necessário a aplicação de investimentos gigantescos para alcançar mais usuários e dominar também os pagamentos móveis.
E as saídas?
A primeira saída é o investimento em marketing para alcançar essas pessoas. No entanto, apenas as alcançar não é o bastante, é preciso convencê-las a usarem seu serviço, momento em que táticas mais agressivas, como a diminuição das taxas entram – algo que deve custar muito mais dinheiro em investimento para a plataforma.
Outra estratégia, seria seguir o caminho inverso da Apple. Já sendo uma empresa de pagamentos, também se tornou uma empresa de tecnologia e de dispositivos móveis. No entanto, essa é uma ideia extremamente distante e pouco prática.
O PayPal está muito distante de atingir a expertise necessária para oferecer esse tipo de serviço e mesmo que investisse os bilhões necessários para dar seguimento a uma ideia como tal, crescer em um mercado com tantas gigantes, com anos de reputação, seria praticamente impossível, exigindo ainda mais investimentos gigantescos.
A aposta do PayPal agora deve ser criar uma carteira NFC sólida, para começar a competir nesse ramo contra o Apple Pay e demais concorrentes com ainda mais personalidade e competência. Ainda assim, seu recuo em 2022 deve se manter e ambas as empresas podem se manter em pé de igualdade pelos próximos anos.
A verdade é que o Apple Pay detém muitos recursos e base para manter seu serviço relevante, e a mesma estratégia do PayPal que serviu para superar outros concorrentes de peso não é necessariamente efetiva contra a plataforma da gigante do setor. Novas estratégias podem ser adotadas, é claro, mas elas precisam ser pensadas com calma e senso.
Além disso, se um dia o PayPal conseguir dominar o Apple Pay, certamente, esse dia não está tão próximo.