Publicidade

Edite Silva completaria 100 anos de vida agora em Maio de 2021

Postado em 02/05/2021 13:21

Edite Silva completaria  100 anos de vida neste  01/05/2021. Edite Silva nasceu em São João del Rei, no dia 1º de maio de 1921, filha de Francisco Teodoro da Silva e Iris Augusta da Silva. Em sua terra, estudou no Colégio Nossa Senhora das Dores e, vindo muito jovem para Divinópolis, continuou estudos na Escola Normal Dr. Mário Casassanta.

Primogênita da família, ajudou a mãe a criar os irmãos, José Theodoro, Newton Silva, Ivan Silva, Teresinha Silva Moreira, Maria Célia Campos, Cléa Silva e Maria Luiza Silva Dias. Na década de 50 saiu do Iris Hotel e foi morar no hoje Parque da Ilha de propriedade de seu pai.

Casou-se, em Divinópolis, no dia 2 de setembro de 1938, com o ferroviário Gentil Gastão da Silva, que por vários anos foi chefe da estação local. A vasta história de Edite Silva passa pela ferrovia, pela urbanização de Divinópolis e pela transformação da cidade em uma dos grandes urbanos de Minas.

Advertisement

Sua alegria estava nos filhos, netos e bisnetos, e contava com especial prazer a saga de sua filha Marília de Dirceu, a primeira Miss Minas Gerais representando Divinópolis. Portadora de vasta galeria de troféus e diplomas de mérito, Edite tinha especial orgulho de ter sido homenageada pela Câmara Municipal, com a Medalha Candidés.

Sua obra solo consta de um só título Pontos de Vista, de que já publicou dois volumes, os quais representam o melhor de mais de cinquenta anos de sua crônica foi escrita e lidas na antiga Rádio Cultura, hoje Rádio Minas, que a partir de 01 Maio de 1949 foi levada ao ar na ZYH2 pelas vozes de muito locutores e no final pela voz de Ailton Batista 

Faleceu em 27 de setembro de 2011. A escritora, que faleceu aos 90 anos, deixou quatro filhos – Humberto, Marília, Leila e Robson Silva. Teve 13 netos e 14 bisnetos. Edite Silva nasceu em São João del Rei, no dia 1º de maio de 1921, filha de Francisco Teodoro da Silva e Iris Augusta da Silva. Em sua terra, estudou no Colégio Nossa Senhora das Dores e, vindo muito jovem para Divinópolis, continuou estudos na Escola Normal Dr. Mário Casassanta.

 

Abaixo uma das centenas de crônicas Pontos de Vista escritas por Edite Silva e levadas ao ar pela Rádio Cultura de Divinópolis AM 1550 khz ZYH-2 atual Rádio Minas FM104,1 Mhz

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!