Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. A ONA tem o objetivo de disseminar uma metodologia de atendimento de saúde dentro dos padrões de qualidade e segurança.
Recentemente, o Complexo de Saúde São João de Deus, conquistou o selo da ONA nível 1. Para falar sobre essa conquista e fazer balanço do ano de 2022, o Programa Bom Divinópolis, da Rádio Minas 104,1/TV Candidés; recebeu nesta terça-feira (27), a diretora do Complexo, Elis Regina.
De acordo com Elis Regina, desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente. Hoje mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA. “Todas as empresas precisam ter um nível de gestão, que não seja o parecer do gestor. A saúde tem diversas acreditações, mas a acreditação principal na saúde se chama ONA. A ONA traz manuais que vão trabalhando níveis. Primeiro manual, ou seja primeiro nível, é a parte da segurança do paciente, estrutura. O nível 2 tem que atender não só a parte do primeiro nível, mas também a integração de todo o processo, considerando que a saúde começa na casa do paciente, e o acompanhamento até depois da alta dele, tem que ter esse acompanhamento. O nível 3 é feito para melhoria contínua. E quem ganha com isso é a população”, ressaltou.
Ainda segundo a Elis Regina, o Complexo de Saúde ficou em sexto lugar em Minas e que toda a equipe está satisfeita com o resultado. “Sempre cobrei muito da equipe que tudo que a equipe fizesse fosse registrado. Montamos escritório para fazer relatórios, esses relatórios devem ser respondidos. Além disso, desenvolvemos junto com recursos humanos critério de 75% obrigatório de treinamentos técnicos por mês, e 25% comportamental, para garantir todo o processo. O complexo não está 100%, porque é um hospital muito amplo, mas, hoje eu posso afirmar que conseguimos a garantia do paciente, do patrimônio e do caixa”, acrescentou. Acompanhe a entrevista completa com Elis Regina, onde ela fala também da situação da Covid em Divinópolis: