Em 2017, os Racionais MC’s comemoram 30 anos de carreira e 20 anos de um dos discos mais importantes do rap nacional, “Sobrevivendo no inferno”

Postado em 06/06/2017 11:42

 

Edi Rock, KL Jay, Mano Brown e Ice Blue, dos Racionais MC's, participam do evento Red Bull Music Academy em SP (Foto: Reprodução/Faceboook/Red Bull Station)

Edi Rock, KL Jay, Mano Brown e Ice Blue, dos Racionais MC’s, participam do evento Red Bull Music Academy em SP (Foto: Reprodução/Faceboook/Red Bull Station)

Em 2017, os Racionais MC’s comemoram 30 anos de carreira e 20 anos de um dos discos mais importantes do rap nacional, “Sobrevivendo no inferno”. Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay participaram do encontro “Uma conversa com os Racionais MC’s”, promovido pelo festival Red Bull Music Academy, no Centro de São Paulo, na noite desta segunda-feira (5).

Após a palestra, eles fazem o show Racionais MC’s: 3 Décadas de História, nesta terça-feira (6), no Audio Club, em São Paulo (veja serviço abaixo).

Mesmo com alguns de seus maiores sucessos, como “Diário de um detento” e “Capítulo 4, Versículo 3”, Mano Brown discorda que o disco de 1997 seja o seu mais conhecido. “O rap interage com minha vida real. Naquele momento do disco criaram um personagem que fugiu no meu controle”, explica o vocalista.

“Eu tinha virado um personagem que eu não estava curtindo. Inventaram. Os caras queriam que eu fosse uma coisa que eu não era. Eu não era aquele cara que não dava risada. Um cara que nem eu sei explicar. Mas uma coisa imaginária.”

“De repente, por causa do ‘Diário’, a gente passou a ‘cadeeiro’, sem nunca ter passado pela cadeia. Ninguém acredita que a gente nunca passou pela cadeia. Imagina como a sociedade vê um ex-ladrão? Começou a desconectar, desumanizou. E o rap tem o blefe mas tem a verdade, tem um ser humano que expressa a neurose.”

Para Brown, o Brasil vivia uma época de cegueira na época do lançamento. “Quando o Racionais veio falando o óbvio, os cara: ‘Nossa os cara é foda’. Foda nada, eu era semianalfabeto, estava falando o óbvio. ‘Os cara é gênio.’ Gênio o que, malandro? Eu saí do primeiro colegial porque eu não aprendia. Eu nunca fui porra nenhuma.”

O DJ KL Jay concorda com a posição do colega sobre o álbum. “O ‘Sobrevivendo’ é considerado um clássico, mas o ‘Nada como um dia após outro dia’ é o disco mais real, mais musical, mais leve, mais rua. Sobrevivendo é um clássico, está nessa posição. Mas não é O disco. O ‘Nada como um dia’ está até hoje nos carros, se não tocar no show os cara fica puto.”

Mano Brown e Ice Blue falam sobre a trajetória dos Racionais MC's no Red Bull Music Academy (Foto: Reprodução/Facebook/Red Bull Station)Mano Brown e Ice Blue falam sobre a trajetória dos Racionais MC's no Red Bull Music Academy (Foto: Reprodução/Facebook/Red Bull Station)

Mano Brown e Ice Blue falam sobre a trajetória dos Racionais MC’s no Red Bull Music Academy (Foto: Reprodução/Facebook/Red Bull Station)

O moderador da conversa na segunda-feira foi o jornalista André Caramante, que repassou toda a trajetória do grupo.

Em 2017, o grupo também comemora 20 anos de “Sobrevivendo no inferno”, com músicas como “Diário de um detento” e “Capítulo 4, Versículo 3”.

O Festival Red Bull Music Academy também promove uma exposição em São Paulo sobre os 30 anos dos Racionais. A mostra tem objetos e roupas dos integrantes, elementos cenográficos usados nos shows, peças como o primeiro mixer de KL Jay, além de fotos, vídeos e clipes originais e inéditos (veja serviço abaixo).

O evento, que começou no dia 2 e vai até o dia 11 de junho, realiza shows, palestras, exposições e festas em São Paulo. Veja a programação completa.

Show – Racionais MC’s: 3 Décadas de História

  • Data: Terça-feira (6)
  • Horário: 21h
  • Local: Audio Club
  • Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 694, Água Branca – São Paulo
  • Preços: R$ 30 (meia) e R$ 60 (inteira) – venda online

Exposição 3 Décadas de História – Racionais MC’s

  • Data – Todos os dias, até sábado, 10 de junho
  • Horário – 11h às 20h
  • Local – Red Bull Music Station
  • Endereço: Praça da Bandeira, 137, Centro, Sâo Paulo
  • Entrada gratuita

Racionais MCs (Foto: Marcelo Pretto/Divulgação)Racionais MCs (Foto: Marcelo Pretto/Divulgação)

Racionais MCs (Foto: Marcelo Pretto/Divulgação)

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com