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Acústico MTV volta com Tiago Iorc


O show de Tiago Iorc para convidados nesta quinta-feira (30), em São Paulo, será bem mais do que um encontro de dois sumidos da cultura pop brasileira.

Oito anos depois, o Acústico MTV está de volta, tendo o cantor brasiliense como estrela, após seu ano sabático.

Assim que soltar o primeiro sussurro da noite, o Brasil estará revivendo uma tradição responsável pela venda de pelo menos 13 milhões de álbuns. A soma leva em conta os 15 principais discos do formato.

Entre 1994 e 2011, quando Arnaldo Antunes “deu a derradeira desplugada” (parece uma música dele), o formato foi testado por quase todos os grupos do pop rock brasileiro.

Poucas vezes, aqui ou na matriz americana, o registro foi além do apelo comercial e se mostrou historicamente importante.

O “MTV Unplugged Nirvana”, gravado em 1993, em Nova York, foi o primeiro álbum ao vivo da banda, lançado em novembro de 1994.

Gravado em 1992 e lançado em 1999, três anos após a morte do vocalista Renato Russo, o acústico da Legião Urbana também teve um papel semelhante no Brasil.

Precursor do sertanejo de barzinho?
Lulu Santos já disse mais de uma vez que lançar um Acústico MTV era como prestar o “serviço militar obrigatório”.

Ele sabe do que fala: já gravou dois, sendo um no auge do formato, com mais de 750 mil cópias vendidas. O outro, de 2010, com lados B da carreira, como esperado, vendeu pouco.

Logo após a derrocada do formato, Dinho Ouro Preto chegou a teorizar que o sucesso dos acústicos pavimentou o caminho para o sertanejo universitário. O estilo começou com muitas baladas românticas e uma pegada mais pop roqueira.

De fato, a subida da carreira de Luan Santana, Jorge & Mateus, Victor & Léo e outros coincidiu com a queda do pop rock via MTV.

O que esperar de Tiago Iorc desplugado?

Segundo Felipe Simas, empresário de Iorc, a negociação para que o cantor estrelasse o retorno do projeto durou um ano e meio.

O repertório deve ter metade no estilo “best of” e a outra dedicada ao disco “Reconstrução”, lançado no começo deste mês.

Diferentemente da volta do formato na MTV americana, em 2017, a ideia de Simas é relembrar “os mesmos padrões” do acústico antigo.

Em 2017, a gravação de um show do canadense Shawn Mendes deu origem a um “Unplugged”, mas sem convidados, novo cenário, arranjos orquestrados ou setlist diferente.

Menos música
Desde 2013, a emissora é comandada pela Viacom, empresa de mídia, após o Grupo Abril não renovar os direitos da MTV no país.

Também a partir do mesmo ano, a emissora deixou de produzir o MTV Video Music Brasil, ou VMB, a tradicional premiação de melhores clipes.

Hoje na TV por assinatura, e mais associado a reality shows como “De férias com o ex”, o canal não divulgou planos para próximos acústicos.

Com o pop rock brasileiro disputando (e perdendo) espaço nas paradas com gêneros como sertanejo, funk e pop, seria mais uma vitrine para uma possível retomada.