Podcast: Sessão Pipoca indica filmes sobre conflitos no período Brasil Colônia - Portal MPA

Publicidade

Podcast: Sessão Pipoca indica filmes sobre conflitos no período Brasil Colônia

Postado em 23/04/2022 10:00

Nada melhor que aproveitar o tempo livre no final de semana para assistir um bom filme ou maratonar aquela série que não te deixa sair do sofá. Mas, com tantas opções nas diversas plataformas de streaming, pode ser difícil escolher o que assistir.

Quem nunca abriu o catálogo de filmes e ficou mais tempo vasculhando do que realmente assistindo, que atire a primeira pedra, né? Pois é, essa indecisão acaba aqui. Todas sextas-feiras, o Portal AMIRT vai listar filmes e séries para você curtir seu tempo vago com bastante entretenimento. Cada semana um gênero ou tema serão abordados.

Sessão Pipoca:

E aí, pipoqueiro! Esse episódio é para você que adora história, principalmente, sobre momentos que marcaram o Brasil. Para agregar mais conhecimento, separamos três filmes de conflitos no período de Brasil Colônia. Preparado para as indicações? Então, confira:

Os Inconfidentes

A história tem início quando padres, poetas, políticos, militares se unem para conspirar um plano para libertar o Brasil dos portugueses no século XVIII, visto a insatisfação do grupo. Porém, algo dá errado e Tiradentes é preso e torturado, enquanto os demais se isentam da culpa, e assume todos os seus atos. Logo, ele é condenado à morte, mas acaba se tornando o principal nome da Inconfidência Mineira. O drama é baseado em “Autos da Devassa” de Tomás Antonio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto e também no “O Romanceiro da Inconfidência” de Cecília Meireles. Além disso, ocupa 89º posição de melhor filme brasileiro de todos os tempos segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

Tiradentes

A comédia dramática retrata a trajetória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira, um movimento que surgiu em Vila Rica, Ouro Preto, região Central de Minas Gerais, em 1789. No filme, Tiradentes sonha junto com amigos e intelectuais ver o Brasil independente do domínio português, mas esbarra na traição de Joaquim Silvério dos Reis.

Quilombo

O filme, que passa em torno de 1650, conta a história de um grupo de escravos que se rebela num engenho de Pernambuco e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde uma nação de ex-escravos fugidos resiste ao cerco colonial. Lá, eles encontram Ganga Zumba, príncipe africano e futuro líder de Palmares. Porém, mais tarde, o herdeiro e afilhado, Zumbi, contesta as ideias conciliatórias de Ganga e enfrenta o maior exército jamais visto na história colonial brasileira.

Os Inconfidentes, Tiradentes e Quilombo podem ser encontrados no YouTube.


O post Podcast: Sessão Pipoca indica filmes sobre conflitos no período Brasil Colônia apareceu primeiro em Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT

aside>
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade