Podcast Contos das Gerais: conheça Carmo do Cajuru, importante município mineiro - Portal MPA

Publicidade

Podcast Contos das Gerais: conheça Carmo do Cajuru, importante município mineiro

Postado em 31/01/2022 10:49

Carmo do Cajuru é uma cidade localizada na região Centro-Oeste de Minas Gerais e possui cerca de 20 mil habitantes.

A história do município se inicia antes mesmo da chegada dos colonizadores portugueses, no século XVI. Todo o território onde hoje está Minas Gerais era ocupado por tribos indígenas do tronco linguístico macro-jê.

A localidade foi fundada pelo capitão Manoel Gomes Pinheiro, em meados do ano de 1815, quando pediu permissão ao imperador Dom Pedro I para construir a Capela de Nossa Senhora do Carmo. O nome Cajuru vem da Fazenda de Manoel Gomes e também batizava o Morro do Cajuru, hoje conhecido como Morro da Cruz, que está à margem direita do Ribeirão do Empanturrado. Em 1834, Cajuru foi elevada à condição de distrito, passando a ter cartório e juiz.

Comércio varejista e atacadista está autorizado a funcionar aos sábados em Carmo do Cajuru — Foto: Assessoria da Prefeitura / Divulgação

Foto: Assessoria da Prefeitura/Divulgação

A cidade de Carmo do Cajuru, como conhecida hoje, possui alguns distritos, como Angicos, Marimbondo, São José dos Salgados e Jacuba. Cajuru também abriga uma usina hidrelétrica, situada no Lago Barragem. Entre os seus principais pontos turísticos destacam-se o Morro da Cruz, a Barragem, a Prainha e a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo.

Carmo do Cajuru completa 73 anos de história nesta segunda-feira, 27 de dezembro.

O post Podcast Contos das Gerais: conheça Carmo do Cajuru, importante município mineiro apareceu primeiro em Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT

aside>
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade