Podcast Conto das Gerais: conheça Santana do Riacho, cidade de inúmeras belezas naturais - Portal MPA

Publicidade

Podcast Conto das Gerais: conheça Santana do Riacho, cidade de inúmeras belezas naturais

Postado em 31/01/2022 10:48

Santana do Riacho é uma cidade localizada na região Central de Minas Gerais. O município possui uma área de 676,76 km² e 4.315 habitantes, segundo o IBGE de 2020.

O município, que fica a 93 Km de Belo Horizonte, surgiu no século XVIII, ao redor de uma pequena capela construída no local. No início de sua ocupação, a cidade era denominada ‘Riacho Fundo’, nome que surgiu através de um Bandeirante, que ao parar para descansar próximo a um riacho, o achou fundo, conforme conta a comunidade.

Ainda sobre o folclore da região, esse Bandeirante se encontrou com uma índia e uma criança sozinhas e resolveu ajudá-las, acolhendo as duas. Com isso, dando início a várias gerações de descendentes, ao povoamento da região.

Santana do Riacho é dotada de vários sítios arqueológicos, que fazem parte da “Grande Região Arqueológica de Lagoa Santa” que comprovam a existência humana no local há mais de 10 mil anos.

Alguns desses sítios estão localizados no Parque Nacional da Serra do Cipó, o principal atrativo do destino, que conta também com rios, cânions, paredões, cachoeiras, lagoas e expressiva fauna e flora. Fora do Parque, ainda é possível encontrar outros atrativos naturais como a Congonhas, as Cachoeiras do Lajeado e Paradise, as Grutas do Padre Borges, além do Sítio Arqueológico da Lapinha e o Pico do Breu.

Dentre os atrativos culturais, estão a Igreja Nossa Senhora de Santana, a Escultura do Juquinha da Serra e o Caminho dos Escravos. Além disso, seus distritos Lapinha da Serra e Serra do Cipó são atrativos à parte, sendo indispensável conhecê-los quando estiver pela região da Serra do Cipó.

Santana do Paraíso foi emancipada em 28 de abril de 1992, ou seja, irá celebrar 30 anos em 2022.

O post Podcast Conto das Gerais: conheça Santana do Riacho, cidade de inúmeras belezas naturais apareceu primeiro em Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT

aside>
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade