Contos das Gerais: conheça Januária, berço da “praia de Minas” - Portal MPA

Publicidade

Contos das Gerais: conheça Januária, berço da “praia de Minas”

Postado em 14/02/2022 15:01

Januária é uma cidade localizada no Norte de Minas Gerais. O município possui uma área de 6.691 Km² e 67.852 habitantes, segundo o IBGE de 2020.

A população da cidade, que fica a 600 km de Belo Horizonte, surgiu em 1761. Guarda a lenda que o município recebeu o nome de uma senhora, cuja a casa os aventureiros da região realizavam encontros. Inclusive, o nome de Januária se estendeu a todo o povoado. Entretanto, estudiosos afirmam que o nome do local teria sido em homenagem à filha de D. Pedro I, princesa Januária.

Foto: Governo de Minas

Januária extrai da natureza e oferece aos visitantes, suas maiores riquezas e belezas. O município tem na Bacia do Rio Pandeiros, o único Pântano do Estado de Minas, berçário de peixes do Velho Chico. Em meados de julho o ponto alto é a praia do Rio São Francisco, chamada pelos visitantes de “a praia de Minas”.

Atualmente, Januária é um dos municípios que busca, por meio da UNESCO, o reconhecimento do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, como patrimônio da humanidade. Para completar essa obra de arte, Januária tem como moldura dessa pintura, as suas manifestações culturais, a produção de uma das melhores cachaças do país e sua rica culinária.


Com informações do Governo de Minas Gerais.

O post Contos das Gerais: conheça Januária, berço da “praia de Minas” apareceu primeiro em Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT

aside>
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade