Cidades Históricas de Minas

Programa Cidades Históricas desta semana divulga Cataguases

Postado em 18/02/2020 15:14

O programa de rádio Cidades Históricas de Minas desta semana vai te levar para conhecer uma das mais emblemáticas cidades mineiras, Cataguases, que fica na Zona da Mata, a 310 Km de Belo Horizonte

Cataguases tem uma extraordinária vocação natural para as artes e a cultura, pois foi lá que nasceu o pai do cinema Brasileiro, Humberto Mauro, e foi também sede do lendário movimento literário Verde, quando poetas e escritores da cidade influenciaram e revolucionaram a literatura mineira e brasileira na década de 1920, e que são referências até os dias de hoje.

Cataguases preserva e reverência sua história, prova disso é o Centro Cultural Humberto Mauro, aberto para visitação, com uma programação cultural intensa que conta ainda com Cine-Teatro de 270 lugares, Memorial Humberto Mauro, dedicado à sua obra, Sala Multiuso e Galeria de Arte.

Passear pelas ruas de Cataguases é como entrar em um grande museu da arquitetura Brasileira, uma verdadeira escola, pois lá convivem harmoniosamente os vários estilos e épocas da arquitetura nacional, como o casario colonial dos ciclos do ouro e do café ladeados por obras arrojadas do modernismo de Oscar Niemeyer e Francisco Bolonha, entre outros arquitetos, todos muito bem preservados, fazendo um cenário inusitado e de rara beleza. São exatas 29 edificações modernas catalogadas na cidade, compondo um roteiro urbano de visitação.

Cataguases surpreende e encanta com suas praças povoadas por esculturas modernas, com obras de artistas plásticos de renome mundial como do tcheco Jan Zach, além de painéis de Cândido Portinari, Djanira, Rafael Zavagli, criações de Amilcar de Castro e jardins de Burle Marx. Outro local de visitação na cidade é o Museu da Eletricidade, que conta um pouco da história dos primórdios das usinas hidroelétricas no interior de Minas.

Para saber mais sobre Cataguases, visite o portal: cidadeshistoricasdeminas.com.br. Ou entre em contato com a Secretaria de Turismo do município, pelo telefone: (32) 3429-2580. Programe-se e vá conhecer essa que é uma das mais importantes cidades históricas mineiras.

O Cidades Históricas de Minas é uma realização da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) com a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Tem a produção e apresentação de Petrônio Souza Gonçalves e os trabalhos técnicos da Agência AMIRT de Comunicação.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios

Podcast semanal, sempre abordando a história, a cultura e os valores das cidades históricas de Minas, além do patrimônio arquitetônico.
As cidades pertencentes à Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais totalizam 80% do patrimônio histórico tombado de Minas Gerais, e trabalham diretamente com a preservação desse acervo, além da divulgação das belezas que estão nesse destino turístico que ainda é pouco difundido.

Assine:
error: Este conteúdo é protegido!