fbpx
Pular para o conteúdo

Veja porque o dia dos pais é comemorado no Brasil neste domingo (13)

Image

O Dia dos Pais no Brasil, celebrado no segundo domingo de agosto, tem sua origem relacionada ao publicitário Sylvio Bhering. Ele propôs a criação da data para homenagear os pais no país, inspirado pelo sucesso do Dia das Mães. A primeira comemoração oficial ocorreu em 16 de agosto de 1953, por meio de uma iniciativa promovida pelo jornal “O Globo” e a “Rádio Globo” no Rio de Janeiro.

No Brasil, a comemoração se assemelha ao Dia das Mães, que é comemorado no segundo domingo de maio. A escolha pelo segundo domingo de agosto para o Dia dos Pais no país pode ter sido influenciada por razões práticas e comerciais, semelhantes às que levaram à escolha da data para o Dia das Mães.

Internacionalmente, a celebração do Dia dos Pais varia em datas e origens. Nos Estados Unidos, o Dia dos Pais é celebrado no terceiro domingo de junho, uma tradição que começou em 1910, com base na iniciativa de Sonora Luise Smart, filha de um veterano da Guerra Civil. No entanto, outras nações, como a África do Sul, Argentina, Canadá, Chile, França, Japão, México, Reino Unido e muitas outras, adotam essa mesma data.

Algumas nações também escolheram datas diferentes com base em influências religiosas. Por exemplo, em alguns países de tradição católica, o Dia dos Pais é celebrado no dia 19 de março, em honra a São José, o esposo de Virgem Maria. Portugal, Espanha, Itália e Bolívia estão entre os países que seguem essa tradição.

Apesar das diferentes origens e datas, a essência da celebração do Dia dos Pais é a mesma: honrar e expressar gratidão aos pais e figuras paternas, reconhecendo o papel significativo que desempenham nas vidas de seus filhos.