Pesquisa aponta que tartaruga come plástico porque confunde com cheiro de comida

Postado em 13/03/2020 7:30

Troy Mayne / Divulgação / WWF

A revista acadêmica Current Biology publicou, um estudo que sugere que as tartarugas marinhas confundem os cheiros de plástico com comida. Para chegar a essa conclusão, foi realizado um experimento com 15 tartarugas-marinhas-comuns, também chamadas de tartarugas-cabeçudas, que foram mantidas em cativeiro durante cinco meses.

Nesse período, os animais foram expostos ao cheiro de plástico e água limpa e não esboçaram nenhuma reação. Posteriormente, os mesmos animais foram expostos ao cheiro de comida e plástico bioincrustado, isto é, encharcados de água do mar e que podem conter algas e micro-organismos. Dessa vez, as tartarugas colocaram o nariz para fora d’água, um comportamento comum para sentir o cheiro de alimentos.

Os cientistas que participaram do experimento disseram ao site americano CNBN que ficaram surpresos com o fato das tartarugas reagirem ao plástico bioincrustado da maneira exata em que reagiram ao alimento real. “Essa descoberta é importante porque é a primeira demonstração de que o odor dos plásticos oceânicos faz com que os animais os comam”, afirmou Kenneth J. Lohmann, biólogo da UNC-Chapel Hill.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido!