Padre é afastado de igreja após fiéis afirmarem que ele estava bêbado e gritando com todos

Postado em 24/10/2018 17:06

Reportagem de MICHELYNE KUBITSCHEK E ALINE DINIZ  para o Jornal “O tempo”

Um desentendimento generalizado entre padres e fiéis marcou o fim da reunião de um grupo de oração da Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Angola, em Betim, região metropolitana da capital.

De acordo com uma das coordenadoras do grupo, que pediu para ter a identidade preservada, dezenas de católicos participavam do ato ecumênico na noite desta terça-feira (23), quando teriam sido interrompidos por uma ligação do padre Geovane Marques, pároco da igreja desde o começo deste ano.

O religioso teria questionado a secretaria paroquial sobre o barulho vindo da igreja e afirmado que o local havia se “transformado em um carnaval”.Os participantes informaram à secretaria que diminuiriam o ruído, mas, ainda assim, o padre decidiu comparecer ao local.

Testemunhas relataram que o pároco foi direto à sacristia e aparentava estar embriagado. Ele teria gritado com membros do grupo de oração, com frases como “vocês não vão estragar minha igreja. Aqui eum manda sou eu. Achou ruim? Procura outra (igreja)”, disse uma mulher que esteve no local na hora da confusão.

Uma integrante do grupo de oração teria ficado irritada com a postura do padre e ambos trocaram ofensas. Os ofensas foram estendidas a demais participantes do grupo e até a membros da família dos participantes.

Bate boca ao vivo
Imagens da confusão foram transmitidas ao vivo por meio de uma rede social. No vídeo, é possível ver dezenas de pessoas que participavam do encontro religioso, mostram uma mulher, supostamente membro do grupo de oração, em que a mulher faz acusações ao padre.

Ela afirma que o homem celebra missas embriagado e da a entender que ele estaria contra o grupo de oração. “Nosso pároco está totalmente embriagado e agredindo com palavras e querendo agredir fisicamente os membros do grupo de oração. Isso não é um homem de Deus. Conhecemos servos dessa igreja católica apostólica romana e não é essa palhaçada aqui”, afirma a mulher.A Polícia Militar foi chamada, mas o padre não estava mais no local. Ninguém foi conduzido.

Padre foi afastado

Em nota, a Arquidiocese de Belo Horizonte informou que apura os fatos e que o padre Geovane Marques foi destituído da função de padre pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, em medida disciplinar. Afirmou ainda que até que seja nomeado um novo pároco, o Arcebispo determinou que a Forania Nossa Senhora do Carmo seja a responsável por acompanhar pastoralmente a Paróquia São Francisco de Assis, oferecendo toda a assistência necessária aos fiéis.

Além da nota, à arquidiocese detalhou que uma ouvidoria vai conversar com todas as pessoas envolvidas para entender de fato o que aconteceu. Foi informado ainda que não há histórico de envolvimento anterior do padre em situações desse tipo. Sobre a transferência de Geovane para Betim, a arquidiocese explicou que é um procedimento normal que faz parte da cultura da igreja

 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com