fbpx
Pular para o conteúdo

Oeste Mineiro deverá estar mais quente que a média, indica estudo

Image

O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) elaborou a previsão climática para o trimestre que abrange os meses de setembro, outubro e novembro de 2024. Segundo o órgão, há uma probabilidade de 66% para a formação de um fenômeno La Niña fraco. No estado, a tendência é de chuvas próxima à média climatológica na maior parte do território. No entanto, na região sul de Minas, espera-se um volume de chuva ligeiramente acima da média, com acréscimo de aproximadamente 50 mm.

Além disso, o trimestre será marcado por um aumento significativo de eventos de chuvas e tempestades, especialmente na região centro-sul do estado, dando início ao período chuvoso. Quanto às temperaturas, a previsão indica um aumento em Minas Gerais, com elevações de até 1°C. Algumas áreas, como o extremo sudoeste, oeste, noroeste e parte do leste mineiro, poderão registrar aumentos ainda maiores, variando entre 1°C e 2°C.

Diante da baixa previsibilidade das previsões sazonais de chuva, o SIMGE recomenda que a Defesa Civil baseie suas ações preventivas nas normais climatológicas de precipitação, além de estar atenta às previsões diárias e aos alertas meteorológicos emitidos pelo SIMGE/IGAM. Isso garantirá que as medidas preventivas sejam ativadas com base nos prognósticos de curto e curtíssimo prazo.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x