O que está por trás da Terra plana?

Postado em 02/09/2019 16:45

Por Hugo Serelo

Conforme destacamos em reportagens anteriores, a idéia de Terra plana é uma notícia falsa que ganhou força em pequenos grupos nos Estados Unidos em meados de 2015, e não demorou a chegar ao Brasil.

E aqui a teoria encontrou solo fértil. 

O que É Terra Plana?

Disseminadores do assunto afirmam que a Terra é plana e tem um formato de disco. O continente Antártida seria, na verdade, uma gigantesca parede de gelo de 360 graus que contornaria a Terra.

Acima do firmamento existiria uma redoma azul. E todos os astros do céu estariam dentro dessa proteção enquanto circulam em torno de uma Terra plana e estacionária.

Ainda segundo a teoria, todos os líderes mundiais escondem essa verdade através de uma elaborada conspiração.

Teoria Irrefutável

Acima de tudo, a Terra plana é uma teoria irrefutável. Não por falta de provas, mas pelo fato de todas as comprovações sobre o formato do globo serem rejeitadas pelos terraplanistas que afirmam que:

1 – Quase todas as leis da física ensinadas nas escolas são mentiras da ciência moderna.

2 – A NASA faz parte da conspiração global e forja todas as fotos e vídeos de viagens espaciais.

3 – Há uma doutrinação mundial para iludir o povo e fazê-lo crer que a Terra é um globo.

4 – O objetivo disso é fazer a população desacreditar da existência de Deus.

Confira uma lista com os principais canais que propagam essas idéias no Brasil:

Jota Martins

O terraplanista mais respeitado do Brasil cogita a teoria de duas constelações  Cruzeiro do Sul no céu ao mesmo tempo. Uma sendo vista no Brasil e outra na Austrália.

Um dos pioneiros do assunto Terra plana no Brasil, Martins já escreveu um livro sobre o assunto. No Brasil, é respeitado como uma autoridade.

Para realizar experimentos sobre a planicidade da Terra, o youtuber costuma pedir colaborações financeiras aos seus inscritos.

Samuel Trovão

Um dos primeiros terraplanistas do Brasil, Samuel Trovão ficou famoso ao propagar vídeos da Terra plana em 2016, quando tinha 200.000 seguidores só no Facebook.

Em junho de 2017, desapareceu da internet após reunir alguns milhares de reais em doações para supostos experimentos científicos. Em seguida, chegou a forjar sua própria morte através de um post na internet.

A farsa foi descoberta, mas a verdadeira identidade por trás do pseudônimo Samuel Trovão não foi revelada.

O dinheiro doado nunca foi reembolsado.

Gideão Cerqueira

Apontado na comunidade terraplanista como o maior especialista em observação lunar, Gideão Cerqueira tem uma pegada mais teológica em suas  afirmações sobre a Terra plana.

No ano passado, o terraplanista iniciou uma arrecadação de dinheiro para construir um balão atmosférico capaz de provar definitivamente a Terra plana.

Mas tudo ficou só na promessa.

Após arrecadar, oficialmente, cerca de R$5.000,00, o tal balão não apareceu.

Após ser pressionado por seus seguidores, Gideão confessou ter usado o dinheiro para fins pessoais. O jovem alegou passar por problemas financeiros, mas promete repor o valor e, enfim, lançar o prometido balão atmosférico.

Os seguidores aguardam. Alguns demonstram impaciência.

Doutor Afonso Vasconcelos

Doutor em Geofísica pela USP, Afonso Vasconcelos é o primeiro terraplanista com alguma formação acadêmica na área.

Em seu atual canal no Patreon (site de vídeos no qual o inscrito tem de pagar mensalidade ao dono do canal) Doutor Afonso tem cerca de 1.798 seguidores dispostos a pagar, no mínimo, cinco dólares pela assinatura. Numa conversão monetária, o valor rende cerca de R$33.000,00 mensais.

Público Alvo

Mas como é possível uma idéia repleta de absurdos geográficos e físicos conquistar tantos adeptos no Brasil?

A resposta está numa análise social.

O publico alvo dos canais terraplanistas é composto, em maior parte, por cristãos do meio evangélico e que estão desigrejados. Uma análise nas escritas de comunicação entre os membros sugere baixa escolaridade.

A teoria da Terra plana vende ilusões e confortos.

Promete revelar uma verdade oculta.  E que ao acessar tal conhecimento secreto a pessoa poderá participar de um seleto grupo de pessoas despertas.

Isso mexe com a vaidade do terraplanista e o faz se sentir importante.

É Estelionato?

Ensinar sobre Terra plana traz fama e reconhecimento. Pode trazer dinheiro também.

Todavia, é difícil enquadrar os disseminadores desse conteúdo como autores de estelionato. Tecnicamente, os pedidos até o momento foram de doação voluntária, sem configurar crime.

No golpe aplicado por Samuel Trovão e no caso da promessa não cumprida sobre o balão atmosférico, a Polícia Civil só poderia investigar os envolvidos se houvesse algum boletim de ocorrências aberto por algum doador que se sentisse lesado.

Até o momento, não há nenhum registro de investigação policial sobre o assunto.

É importante lembrar que nada, absolutamente nada, do conteúdo Terra plana é produzido no Brasil. Os canais brasileiros apenas traduzem os conteúdos produzidos por terraplanistas americanos. E quase nunca dão os créditos.

Divinópolis

Divinópolis tem terraplanistas. 

Soube da Terra plana através de um amigo de Nova Serrana, que me passou vídeos do assunto. Foi paixão à primeira vista“, revela T.F., de 20 anos, que prefere se manter no anonimato.

Ainda estou estudando mais o assunto. Na hora certa, reuniremos pessoas e faremos uma divulgação do tema em Divinópolis“, acrescenta o jovem.

O Combate

O trabalho de expor os erros e mentiras terraplanistas é feito há anos por alguns canais.

Meu primeiro contato com o tema foi quando um sobrinho, de oito anos, disse à mãe que não queria mais ir à escola, pois tinha descoberto que a Terra é plana e que os professores mentem”, relata o paulista Semper Fi, pseudônimo de um geógrafo dono de um canal que expõe os figurões da Terra plana.

Seu conteúdo técnico-científico é o ponto de partida para vídeos que acabam em escárnio sobre os delírios terraplanistas.

Lógica não funciona com terraplanistas. Em contato com um amigo psicólogo, percebemos que a única maneira de diminuir o avanço seria realmente satirizar o assunto”, afirma Semper Fi, que também é formado em Direito e coronel da reserva.

Sistemático

A gente trabalha pra realmente mostrar que essas idéias são inconseqüentes, e muitas vezes maldosas”, afirma o jovem capixaba Eduardo, dono do canal Sistemático.

Seus conteúdos são didáticos e expõem detalhes técnicos que refutam as falas absurdas dos canais terraplanistas. Um trabalho voluntário de elevado valor.

Stephan Rapina

O canal Olho de Rapina foi pioneiro no combate ao terraplanismo.

O público-alvo dessa gente é frágil. São vítimas que tiram filhos da escola, não dão vacinas em crianças, e até doam dinheiro quando são ludibriados”, afirma Stephan Rapina, o dono do canal.

Debate Raso

A realidade do submundo Terra plana demorou a ser olhado com seriedade pela comunidade científica brasileira e pela imprensa. Olhando os movimentos conspiracionistas com desdém, o resultado foi o crescimento da maior mentira da história da internet.

Recentemente, grandes canais científicos começaram a debater o assunto.

Todavia, a análise do tema ainda é rasa. As principais matérias da grande mídia ainda não se dedicaram a rastrear a origem dos fatos e a mapear como o movimento funciona.

Problema Social Grave

Apesar de parecer apenas jocoso ao primeiro momento, o assunto Terra plana é apenas um de muitos temas conspiracionistas interligados. Algumas dessas teorias são apenas fachadas para propagação de ódio e negacionismo. Entre eles:

– Movimentos antissemitas (incluindo negacionismo do holocausto)

– Movimentos antivacinas (um assunto grave que será detalhado pelo Sistema MPA em breve)

O terraplanismo é um problema social grave que precisa ser rechaçado com veemência.

Mas o debate só será eficaz quando comunidade científica e órgãos de mídia entenderem a complexidade do assunto.

Hugo Oliveira Pegoraro Serelo , 32 anos, é repórter policial, pesquisador esportivo, apresentador de TV, e radialista. Nasceu em Andradas e mora em Divinópolis. Compõe o quadro do Sistema MPA de Comunicação desde janeiro de 2018.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido!