Livro dos Recordes: Ipanema supera seus recordes com queijo, doce de leite e queimadinha gigantes

Postado em 15/09/2019 12:41

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em sua décima edição, a Festa do Queijo de Ipanema MG aconteceu do dia 05 ao dia 08 de setembro de 2019 no Parque de Exposições da CASEMG. O município entrou novamente para o livro dos recordes com a fabricação do maior Queijo Minas Padrão do Mundo, do maior Doce de Leite do Mundo.

Uma chaleira com um metro e oitenta de altura e dois metros de diâmetro com queimadinha completa a lista das atrações gigantes do evento e que quebrou seus próprios recordes.

O próprio recorde foi superado, produzindo um queijo com mais de duas toneladas (2.284 kg), já o doce em barra pesou 828 quilos e assim, registrou mais um recorde no Rank Brasil (Livro dos Recordes Brasileiro) e a Maior queimadinha do país, bateu o próprio recorde de 1.150 litros.

O evento comemorou também os 107 anos de emancipação política do município e a festa contou com atrações musicais de nível nacional em sua programação.

O concurso de queijo e cachaça artesanal teve sua terceira edição e aconteceu no dia 08/09. Os melhores produtores de cada categoria foram premiados em dinheiro. Produtos da culinária do queijo estarão disponíveis para venda durante a festa.

Fabricação

Para a produção do queijo, foram gastos aproximadamente 25 mil litros de leite, além de outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal.

A produção do doce de leite, que neste ano superou os 810 kg, leva leite, açúcar, glicose e um redutor de acidez e o cozimento é a vapor. Para a quantidade superior a 810 quilos, o processo de preparo durou mais de 8 horas. Para a produção, foram usados aproximadamente 1.400 litros de leite e 430kg de açúcar.

Após o processo o doce foi para a enformagem e ‘‘descansou’’ até o dia 07 de setembro quando foi auditado pelo Rank Brasil.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ipanema

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com