Jovem tem infecção grave após esquecer tampão por nove dias

Postado em 26/02/2016 10:43

Emily tampão

Os absorventes internos são bastante práticos durante o período da menstruação. Mas é fundamental que o uso seja de acordo com a orientação de especialistas e a recomendação na embalagem do produto. Isso previne infecções severas, como aconteceu com a estudante britânica Emily Pankhurst, 20, que ficou internada por três dias em uma unidade de tratamento intensivo.

Ela foi diagnosticada com a Síndrome do Choque Tóxico, uma doença causada por toxinas de bactérias que, em casos extremos, pode ser fatal. A infecção foi provocada por um absorvente que ela havia esquecido por nove dias dentro do corpo.

O caso aconteceu na cidade de Maidstone, no condado de Kent, na Inglaterra. Em relato ao jornal britânico “Mirror”, Emily afirmou que estava estressada pelas provas na faculdade de criminologia da Universidade de Canterbury, onde cursa o terceiro ano. Durante o período menstrual em janeiro, ela esqueceu de retirar o absorvente antes de colocar outro. Sem saber do tampão esquecido, a jovem começou a se sentir fraca e inchada, mas pensava que era o cansaço dos estudos.

Os sintomas fizeram com que Emily procurasse um médico, mas os exames não constataram qualquer alteração. O mal-estar piorou, e a jovem começou a ter febre, tonturas e sangramento vaginal. Após recomendação da mãe, ela verificou se havia algo em sua vagina. “Quando finalmente percebi que o absorvente estava dentro de mim eu o retirei, e ele estava totalmente preto. Obviamente, estava revestido de bactérias. Foi horrível. Eu achei nojento. Mas também pensei que, após removê-lo, me sentiria melhor”, relatou.

Entretando, em poucas horas, a situação começou a piorar. Sua mãe, que já conhecia a síndrome, recomendou que Emily ligasse para o hospital imediatamente. Sem sinais de melhora, ela precisou ser socorrida por uma ambulância. No hospital, ela foi encaminhada para a unidade de tratamento intensivo. Foram três dias de internação e 12 antibióticos intravenosos.

“Eu também fui alimentada por um tubo. Minha bexiga estava cheia, mas eu não podia ir ao banheiro naturalmente, então me colocaram um cateter. Eu nunca senti tanta dor, então me deram morfina. Os médicos disseram que se eu tivesse deixado o absorvente por mais tempo, estaria morta”, disse.

Recuperação. A jovem ainda está em processo de recuperação, com dificuldades para andar. “É inacreditável que um tampão possa causar um impacto tão grande. Eu pesquisei e descobri que a sepse não é tão comum em casos como o meu, mas meninas da minha idade não estão cientes dos perigos do uso de absorventes internos”, acredita.

Apesar de pouco divulgada, a síndrome causada por bactérias Streptococcus é comum e mata em 50% dos casos. O problema, que também é causado pelo tipo Staphylococcus, pode ocorrer, principalmente, pelo uso incorreto de tampões, mas também por ferimentos, entre outras causas.

 
 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com