Internautas criticam “O Boticário” por usar família negra em comercial

Postado em 31/07/2018 10:31

O Boticário lançou, na último dia 27, a campanha publicitária do Dia dos Pais 2018. O filme, com versões de 1 minuto e de 30 segundos, reforça com bom humor que a paternidade é feita de erros e acertos, e que o importante é participar da vida dos filhos. Um filme divertido e super bem-feito pela AlmapBBDO. Um detalhe o diferencia de tantos outros: a família é composta exclusivamente de pessoas negras. Foi o que bastou para motivar comentários como “Na boa, essa modinha de afro em comercial já passou, muda pra sustentabilidade ou outra modinha qualquer”.

Outras pessoas escreveram, no YouTube e em redes sociais, que estavam “comprando perfume da marca errada, pois O Boticário só faz produtos para pessoas afro”, e questionaram “onde estão os direitos iguais”, pois “falta gente branca no comercial”. Até esta segunda-feira (30) à noite, o vídeo de 30 segundos tinha mais de 16 mil “não gostei” (o sinal do polegar virado para baixo) no YouTube. À medida em que a polêmica ganhou força, porém, as manifestações de apoio suplantaram as críticas – cujos comentários foram, em sua maioria, apagados. Os “gostei”, sinalizados com polegar para cima, passavam de 64 mil. Já na versão de 1 minuto de duração, eram 6.300 “likes” na segunda-feira.

O assunto ganhou hastags e dominou as redes sociais nesta segunda-feira. A própria empresa resolveu falar. No meio da tarde de segunda, fixou um comentário no alto da página no YouTube, acima das mais de 5.300 opiniões expressadas lá.

“Já faz bastante tempo que trazemos representatividade e diversidade para as nossas campanhas. E temos muito orgulho disso. Mas as reações que o nosso filme gerou só mostram pra nós que temos muito trabalho a fazer. A gente acredita no respeito a todas as pessoas e deseja que, em breve, isso não seja mais motivo de desconforto pra ninguém”, afirmou a empresa.

A marca costuma adotar a bandeira da diversidade em suas campanhas e se envolveu em outra polêmica quando colocou casais heterossexuais e homossexuais trocando presentes e abraços carinhosos no comercial de Dia dos Namorados, em 2015.

Como na polêmica anterior, nesta campanha a reação positiva parece superar as críticas. Em sua página no Facebook, O Boticário respondeu diretamente a alguns elogios, agradecendo o carinho. E, certamente, conquistando consumidores.

 

Reportagem de Isis Mota para o Jornal “O tempo”

 

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