fbpx
Pular para o conteúdo

Governo estuda doença misteriosa que está matando pássaros

Image
Reprodução/US Geological Survey

Reprodução/US Geological Survey

Uma doença misteriosa está matando pássaros, segundo um alerta publicado pelo governo dos Estados Unidos. O mal está infectando e matando várias espécies da ordem Passeriformes, há meses em toda a região do médio Atlântico, no nordeste do país.

Os primeiros sinais de que algo estava errado com os pássaros começaram a chegar em maio, de administradores e estudiosos de animais selvagens. Relatórios apontaram que aves adoeceram e morreram em Washington DC, Maryland, Virgínia, West Virginia e Kentucky.

Os sintomas registrados incluem “inchaço nos olhos e secreção com crostas, bem como sinais neurológicos”, revelou um comunicado do Serviço Geológico dos Estados Unidos. Logo depois, relatos de mortes com os mesmos sintomas foram registradas em Delaware, New Jersey, Pensilvânia, Ohio e Indiana.

Só em Indiana, ao menos 280 pássaros, entre mortos e doentes, foram identificados. Estudos mostraram que as aves não tinham gripe aviária, salmonella, virús do Nilo, entre outros agentes comuns que causam mortes de espécies do tipo. Também não foram identificados ainda humanos ou gado com sintomas parecidos nas regiões onde as mortes ocorreram.

A suspeita é que a doença seja transmitida também pelo contato em comedouros e locais para banhos de pássaros, o que fez com que as autoridades recomendassem que moradores de áreas selvagens parem de alimentar aves enquanto as causas da doença não forem identificadas. Além disso, o conselho é evitar manusear os animais diretamente, a não ser com luvas descartáveis e lavar sempre os locais onde os pássaros tomam banho.