É falso que Israel doou ao Brasil 15 helicópteros; vídeo mostra aeronave turca

Postado em 10/04/2019 11:12

 

Um vídeo que mostra a apresentação de um helicóptero T129 ATAK no Rio de Janeiro tem sido disseminado nas redes sociais como se a aeronave fosse um entre os 15 modelos Boeing AH-64 Apache que Israel teria presenteado o Brasil, o que não é verdade. Além da falsa atribuição das imagens, não há evidências, ou mesmo indícios, de tal presente. O Ministério da Defesa disse desconhecer a doação e a FAB (Força Aérea Brasileira) afirmou que não há projetos hoje para aquisição de novas aeronaves.

A desinformação tem sido disseminada por perfis pessoais no Facebook, onde já tem mais de 12 mil compartilhamentos, e no YouTube. Denunciadas por usuários da rede social, essas publicações foram marcadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação do Facebook (entenda como funciona).


FALSO

Brasil ganha de presente de Israel 15 helicópteros AH-64 Apache, o mais avançado para combater o crime organizado… Assim vai surgindo um novo país pátria amada Brasil!

Circula pelas redes sociais um vídeo de um helicóptero militar pousando em um aeroporto com uma legenda que aponta a aeronave como um dos 15 modelos Boeing AH-64 Apache que teriam sido um presente de Israel ao Brasil. Nada disso é verdade.

O vídeo foi postado originalmente pelo site Defesa TV e mostra um helicóptero T129 ATAK pousando na pista do aeroporto de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, na tarde desta segunda-feira (1º).

O T129 ATAK é um helicóptero de produção turca que está em apresentação no Brasil desde a semana passada. O modelo foi exibido em Taubaté (SP), Brasília (DF) e agora está no Rio de Janeiro. Ele é fabricado pela Turkish Airlines.

Buscas na imprensa e nos canais de comunicação do governo federal também não trouxeram resultados que provassem que Israel presenteou o Brasil com 15 helicópteros.

Ao Aos Fatos, a assessoria do Ministério da Defesa informou por telefone nesta quarta-feira (3) desconhecer doação nesse sentido. Já a FAB (Força Aérea Brasileira) disse, por e-mail, que “não possui, atualmente, nenhum projeto de aquisição de novos helicópteros”.

Além disso, a aeronave do vídeo não se parece nem um pouco com um Boeing AH-64 Apache, como você pode conferir na comparação abaixo:

Segundo informações da própria Boeing, o AH-64 Apache é o helicóptero de combate mais avançado disponível hoje e é utilizado, principalmente, pelo exército americano. Estima-se que, desde o início de sua produção, 2.200 modelos foram vendidos para diversas forças de defesa internacionais.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com