Está aberta a temporada de festas juninas, e com ela diversos quitutes típicos que todo mundo adora comer: milho cozido, pamonha, pipoca, bolo de fubá, canjica. Mas, você sabe o que todas essas delícias têm em comum? O milho.
Hoje você vai entender o porquê desse grão ser tão importante na culinária da época mais gostosa do ano.
Qual a relação entre o milho e a Festa Junina?
Para contar a relação entre o milho e a Festa Junina é preciso voltar no tempo. Tudo começou com agricultores de países como Portugal, Espanha e França que costumavam realizar festas em celebração à chegada da temporada de colheita do trigo.
Essa tradição foi trazida ao Brasil pelos europeus durante o período colonial. Aqui, o trigo foi substituído pelo milho, não apenas pelo tempo parecido de plantio, mas também pela produção dele ser maior no mês de junho em boa parte do país.
Com o passar do tempo, essa celebração à colheita do milho foi recebendo influências de outros povos, como indígena e africano, por exemplo, até se transformar na Festa Junina que conhecemos hoje.
O milho faz bem para a saúde?
O milho é versátil, saboroso e benéfico para a saúde, sim. Segundo especialistas, o grão ajuda no funcionamento do intestino e promove a sensação de saciedade graças às fibras que possui.
Além disso, previne doenças cardíacas, controla o colesterol, fortalece o sistema imunológico e, por ser uma rica fonte de vitaminas, fornece energia e ajuda a controlar o açúcar no sangue.
Os principais benefícios do milho para a saúde são:
1. Manter a saúde dos olhos
Por ter ótimas quantidades de zeaxantina e luteína, que são carotenoides com ação antioxidante, o milho mantém a saúde dos olhos, porque os protege contra os danos causados pelos raios ultravioletas do sol e pela luz azul emitida por dispositivos eletrônicos, prevenindo situações como catarata e degeneração macular.
2. Fortalecer o sistema imunológico
O milho fortalece o sistema imunológico, porque é rico em betacaroteno, um carotenoide que aumenta as defesas do organismo, ajudando a diminuir o tempo de duração de doenças como a gripe e resfriado. Veja outros alimentos que aumentam a imunidade.
3. Ajudar a emagrecer
Por ser uma ótima fonte de fibras, o milho aumenta o tempo de digestão dos alimentos no estômago, controlando a fome ao longo do dia e ajudando, assim, a emagrecer.
No entanto, para favorecer o emagrecimento, o milho deve fazer parte de uma dieta saudável, associada à prática regular de atividades físicas. Saiba como fazer uma dieta saudável para emagrecer.
4. Diminuir o colesterol “ruim”
As fibras insolúveis, que estão presentes em boas quantidades no milho, ajudam a diminuir a absorção da gordura a nível intestinal, diminuindo a concentração de colesterol “ruim”, LDL, no sangue.
5. Manter a saúde da pele
O milho ajuda a manter a saúde da pele, porque contém vitamina A, luteína e betacaroteno, nutrientes e carotenoides que evitam os danos causados pelos radicais livres na pele, prevenindo a flacidez, a formação de rugas e o envelhecimento precoce.
6. Prevenir a diabetes
Por ser rico em fibras, o milho diminui a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, controlando os níveis de glicose no sangue e prevenindo, assim, a resistência à insulina e a diabetes.
7. Melhorar a disposição
O milho melhora a disposição física e mental por conter carboidratos, um nutriente essencial para fornecer energia para o cérebro e o corpo.
Além disso, o milho também é rico em vitamina B3, uma vitamina importante para transformar a energia presente nos alimentos em energia para as células do corpo.
8. Melhorar o trânsito intestinal
As fibras presentes no milho melhoram o trânsito intestinal, porque favorecem a formação das fezes e estimulam os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação.
O milho da pipoca é o mais rico em fibras, sendo um grande aliado para ajudar a manter o bom funcionamento do intestino.
9. Evitar doenças cardiovasculares
O milho é rico em carotenoides, quercetina e antocianinas, que são compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória que melhoram a saúde das artérias e previnem a formação de trombos, evitando doenças cardiovasculares, como pressão alta, infarto e aterosclerose.
O milho engorda?
Quando consumido com moderação e usado em preparações simples e saudáveis, como na forma cozida, assada, ou em receitas como sopas, saladas, cuscuz ou pães, o milho não engorda. No entanto, por possuir carboidratos, o milho pode engordar quando consumido em excesso.