Crioterapia é técnica utilizada por Ana Furtado para evitar a queda de cabelo durante quimioterapia

Postado em 27/10/2018 13:39

Crioterapia é técnica utilizada por Ana Furtado para evitar a queda de cabelo durante quimioterapia

Disponível no Brasil há pouco mais de cinco anos, a Touca Inglesa Paxman, popularmente chamada de ‘touca gelada’, trouxe uma nova esperança para pacientes que realizam quimioterapia, como o caso recente da apresentadora Ana Furtado, que, em março deste ano, foi diagnosticada com câncer de mama. “A crioterapia, tratamento com touca gelada, ajuda a prevenir ou minimizar a queda de cabelo em até 70% durante a quimioterapia, o que leva a uma mudança de atitude do paciente e na maneira como enfrentará o tratamento”, explica Dr. Daniel Gimenes, oncologista do CPO (Centro Paulista de Oncologia).

Segundo o doutor, a queda de cabelo pode causar, além da difícil aceitação da aparência, problemas secundários. “O impacto psicológico relacionado à estética afeta negativamente a autoestima e pode causar estresse, ansiedade e depressão.”

A queda capilar acontece por causa da medicação, que penetra no folículo capilar. “Ao resfriar o couro cabeludo, menos medicamente consegue entrar nos folículos capilares, provocando uma queda menos acentuada no cabelo durante a quimioterapia”, explica.

O PROCEDIMENTO

A touca de resfriamento é colocada na cabeça do paciente e então conectada ao aparelho. O pré-resfriamento do couro cabeludo é iniciado 30 minutos antes da infusão do medicamento quimioterápico. “O objetivo é assegurar a temperatura necessária à sessão do tratamento na cabeça do paciente. Após a infusão do medicamento quimioterápico, a touca permanece na cabeça do paciente por até 90 minutos. Ao final do processo, o enfermeiro ajudará o paciente a retirar a touca e o paciente deve aclimatar-se antes de sair da clínica ou hospital”, explica o doutor.

O tratamento não é indicado em alguns casos. “Por inibir a absorção das drogas na região do couro cabeludo, o resfriamento não é indicado nos casos de cânceres hematológicos, alergia ao frio, metástase manifestada no couro cabeludo e radioterapia na cabeça. Aqueles que têm algum tipo de alergia no couro cabeludo também não podem receber o tratamento.”

Por isso, antes de usar a touca recomenda-se passar por uma consulta com um dermatologista – e ter em mente que não é um recurso de tratamento do câncer, mas um auxílio psicológico. Segundo o Dr. Daniel Gimenes, desde que a técnica chegou ao Brasil, em 2013, já foram realizadas 33 mil sessões de crioterapia.

O custo do procedimento, realizado em clínicas e hospitais oncológicos, pode variar entre R$ 200 a R$ 500 por sessão de resfriamento. Até o momento, a rede pública não disponibiliza a crioterapia.A

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Real Time Web Analytics