A conta de energia elétrica ficará mais barata em todo o Brasil no mês de dezembro. É o que afirma a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), incluindo o sistema de Bandeira Verde no último mês do ano, que irá substituir a Bandeira Amarela que estava em vigência até então.
Isso significa dizer que não haverá custo adicional pelo consumo de energia. Na verdade, haverá uma redução de R$1,885 por cada 100 kWh consumidos, taxa que era cobrada na Bandeira Amarela. As razões pelas quais a nova bandeira será aplicada devem-se ao período chuvoso mais intenso das últimas semanas e a melhora das condições para geração de energia no país.
O sistema de bandeiras para medir a cobrança de energia elétrica no Brasil foi criado em 2015 e, desde então, mensalmente, tem sido aplicado nacionalmente. A bandeira verde, por exemplo, foi aplicada desde abril de 2022 até junho de 2024.
Em julho, foi aplicada a bandeira amarela. Agosto, retornou para a verde. Em setembro e outubro, a bandeira vermelha (patamar 1 e 2, respectivamente) foram aplicadas. Já em novembro, por fim, foi aplicada a bandeira amarela.