Pular para o conteúdo

Acidente na Represa de Três Marias mobiliza forças de segurança

Image

Foi concluída na noite desta segunda-feira, 30 de junho de 2025, às 20h30, a operação de resgate de uma carreta bitrem carregada com 35 mil litros de etanol que caiu de uma balsa na Represa de Três Marias. A ação envolveu diversas instituições de segurança e meio ambiente de Minas Gerais e teve como objetivo evitar a contaminação do manancial, além de garantir a segurança da operação.

O acidente ocorreu na sexta-feira, 28 de junho, e rapidamente mobilizou o Grupamento de Polícia de Meio Ambiente de Morada Nova de Minas, que foi o primeiro a chegar ao local. Após verificação preliminar, os militares constataram que não havia vazamento do combustível. Com base nisso, foram acionados o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, por meio do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres, além do Núcleo de Emergências Ambientais e a Marinha do Brasil.

A operação de resgate foi complexa e demandou o uso de técnicas especializadas. Os bombeiros realizaram o transbordo seguro da carga de etanol e a remoção do veículo submerso com o uso de equipamentos como viaturas especializadas, guindaste, caminhão munck e caminhão de arrasto. Medidas de estabilização e neutralização de gases também foram adotadas durante os procedimentos.

O trabalho conjunto contou ainda com o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Capitania Fluvial de Minas Gerais, da Polícia Civil e do Ministério Público. Ao longo da semana, serão finalizados os boletins de ocorrência e os autos de infração, que serão encaminhados para os Ministérios Públicos Estadual e Federal, Marinha do Brasil, Polícia Civil e órgãos ambientais para análise e responsabilização dos envolvidos, além da elaboração de medidas preventivas para evitar novos incidentes na região.

A Capitania Fluvial de Minas Gerais determinou o embargo imediato da balsa envolvida no acidente, que permanecerá impedida de operar até a conclusão da vistoria oficial.

Apesar da gravidade do ocorrido, as autoridades destacaram que não houve vítimas e, graças à resposta rápida e coordenada, não foi registrado nenhum dano ambiental. A ação é considerada exemplar no que diz respeito ao gerenciamento de acidentes envolvendo cargas perigosas em áreas sensíveis como mananciais.

A represa de Três Marias é uma das principais reservas hídricas do estado e abastece milhares de pessoas. A prevenção de impactos nesse ecossistema é considerada prioridade absoluta pelas autoridades ambientais.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x