fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Rádio Nova Sertaneja
  • Zé Neto & Cristiano se repetem em ‘Estado decadente’ e ainda caem na ‘sofrência gramatical’

Zé Neto & Cristiano se repetem em ‘Estado decadente’ e ainda caem na ‘sofrência gramatical’

Após dominar o ano no sertanejo, dupla abre 2019 com música de trabalho do EP ‘Acústico de novo’. Eles seguem fórmula da sofrência e escorregam na concordância no refrão;

A dupla sertaneja mais ouvida no Brasil em 2018 não perdeu tempo em 2019. Nesta sexta-feira (11), Zé Neto & Cristiano lançaram um novo EP, puxado pela música de trabalho “Estado decadente”

Lana Del Rey, Simone & Simaria com Ludmilla, Zé Neto & Cristiano, Sam Smith

Pelo menos o nome do EP é honesto: “Acústico de novo”. Em time que está ganhando não se mexe. “Estado decadente” segue a fórmula com os batuques suaves da bachata sertaneja, sofrimento e bebedeira.

“Estado decadente” descreve garrafas “no vazio desse apartamento”. Mesma cena de “Vou chorar”, de Leandro & Leonardo. O foco do sertanejo atual na dor de cotovelo é o mesmo daquela época. Será mais um sinal do revival dos anos 90 na cultura pop atual?

Zé Neto & Cristiano fazem o trabalho direitinho, exceto por um detalhe. O refrão repete à exaustão: “cachaça e saudade mata”. Eles escorregam na concordância: o correto seria “saudade e cachaça matam”.

O verbo errado é repetido dez vezes na música. Como seus hits chegam facilmente aos 100 milhões de views no YouTube, o erro deve superar a marca de 1 bilhão de execuções só no site de vídeos.

Claro que não é isso que vai tirar o brilho dos reis do novo sertanejo. Ainda por cima, o refrão tem função social: vale como alerta musical sobre os perigos do álcool, tema que já foi alvo de estudo de “acadêmicos do sertanejo”.