Sertanejo é o estilo mais ouvido nas rádios brasileiras em 2019

Postado em 10/06/2019 7:04

Unidade Externa Rádio Nova Sertaneja – Estúdio Multiplataforma

 

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Kantar IBOPE Media e a Crowley, sertanejo é o estilo mais tocado nas rádios em 2019

Por: Hedmilton Rodrigues

As empresas realizaram um estudo que combina a medição de audiência do meio e a execução de músicas em 13 regiões metropolitanas, levando em conta dados de 150 emissoras, de janeiro a abril deste ano. Segundo o levantamento, das 10 músicas mais tocadas nas rádios brasileiras, 7 são do segmento sertanejo.

O levantamento também apontou que a música está presente no dia a dia das pessoas e entre os ouvintes de rádios é quase uma unanimidade. Segundo o estudo, 93% deles dizem escutar música, de acordo com os dados do Target Group Index.

“A música está presente na jornada do consumidor, no trânsito, no trabalho e em casa. Entender quais gêneros, artistas e músicas engajam o maior número de ouvintes é essencial para a estratégia de programação das emissoras de rádio”, afirma Adriana Favaro, Diretora Comercial de Veículos da Kantar IBOPE Media.

Estilo sertanejo está disparado na preferência do público

 

A pesquisa apontou 62,9 bilhões de impactos, sendo que, destes, 72% correspondem a músicas nacionais. O gênero sertanejo lidera com mais de 18 bilhões de impactos, 67% maior que o pop internacional, segundo colocado, e o gospel, impulsionado pela liderança local no Rio de Janeiro, ocupa o terceiro lugar superando gêneros como MPB, Pagode e Pop Rock.

O estudo mostra que as músicas nacionais são as preferidas pelos ouvintes. A música Atrasadinha, de Felipe Araújo com participação de Ferrugem, foi a mais ouvida no período. A música internacional mais ouvida, Havanna de Camila Cabello, ficou na 28ª colocação geral, atrás dos gêneros nacionais: sertanejos, pop e pagode.

“Compreender o panorama de consumo de músicas e artistas permite que a indústria de mídia e entretenimento refine a oferta de conteúdos e em seus planejamentos de comunicação e de atuação dos mais diversos artistas”, salienta Eduardo Bonadio, diretor corporativo Brasil da Crowley.

 

A música está presente no dia a dia das pessoas e entre os ouvintes de rádios é quase uma unanimidade: 93% deles dizem escutar música, segundo dados do Target Group Index. Mas quais os hits musicais mais sintonizados no rádio? Para entender os gêneros de música consumidos nas rádios brasileiras, a Kantar IBOPE Media e a Crowley, empresa especializada em monitoramento eletrônico de broadcast de áudio, realizaram estudo que combina a medição de audiência do meio e a execução de músicas em 13 regiões metropolitanas, de janeiro a abril deste ano, levando em conta dados de 150 emissoras em comum na cobertura de ambas as empresas.

“A música está presente na jornada do consumidor, no trânsito, no trabalho e em casa. Entender quais gêneros, artistas e músicas engajam o maior número de ouvintes é essencial para a estratégia de programação das emissoras de rádio”, afirma
Adriana Favaro, Diretora Comercial de Veículos da Kantar IBOPE Media.

Foram identificados 62,9 bilhões de impactos, sendo que, destes, 72% correspondem a músicas nacionais. O gênero sertanejo, representado por 7 dos 10 artistas mais escutados nas rádios, lidera com mais de 18 bilhões de impactos, 67% maior que o pop internacional, segundo colocado, e o gospel, impulsionado pela liderança local no Rio de Janeiro, ocupa o terceiro lugar superando gêneros como MPB, Pagode e Pop Rock.

Gêneros na Rádio

O estudo mostra que as músicas nacionais são as queridinhas: Atrasadinha, de Felipe Araújo com participação de Ferrugem, foi a mais ouvida no período. A música internacional mais ouvida, Havanna de Camila Cabello, ficou na 28ª colocação geral, atrás dos gêneros nacionais: sertanejos, pop e pagode.

RK Artista Música Impactos
1 FELIPE ARAÚJO ATRASADINHA 486.149.606
2 LUAN SANTANA VINGANCA 360.942.877
3 WESLEY SAFADÃO SÓ PRA CASTIGAR 308.812.106
4 GABRIEL DINIZ JENIFER 295.746.735
5 ZÉ NETO & CRISTIANO NOTIFICAÇÃO PREFERIDA 290.702.476
6 DILSINHO PÉSSIMO NEGÓCIO 288.044.474
7 MARCIA FELLIPE QUEM ME DERA 283.720.974
8 GUSTAVO MIOTO SOLTEIRO NÃO TRAI 279.036.215
9 GUSTTAVO LIMA ZÉ DA RECAÍDA 269.929.663
10 DIEGO & VICTOR HUGO INFARTO 265.355.372
11 HENRIQUE & JULIANO QUEM PEGOU, PEGOU 245.670.967
12 MAIARA & MARAISA NÃO ABRO MÃO 244.887.562
13 GUSTTAVO LIMA APELIDO CARINHOSO 243.829.476
14 LUDMILLA CLICHÊ 237.337.356
15 MARILIA MENDONCA CIUMEIRA 228.325.145
16 FERRUGEM CHOPP GAROTINHO 221.266.710
17 ZÉ NETO & CRISTIANO ESTADO DECADENTE 219.579.166
18 MELIM OUVI DIZER 219.299.451
19 GUSTTAVO LIMA CEM MIL 207.723.875
20 MATHEUS & KAUAN CERVEJA, SAL E LIMÃO 204.966.710
21 VITOR KLEY O SOL 200.873.480
22 MARILIA MENDONÇA BEM PIOR QUE EU 198.506.926
23 ZÉ NETO & CRISTIANO LARGADO ÀS TRACAS 196.754.809
24 LUCAS LUCCO POSTO 24 HORAS 187.202.447
25 LUAN SANTANA SOFAZINHO 186.420.502
26 JORGE & MATEUS TRINCADINHO 184.043.812
27 TURMA DO PAGODE PESQUISA NO GOOGLE 182.832.217
28 CAMILA CABELLO HAVANA 173.036.000
29 JORGE & MATEUS PROPAGANDA 170.183.887
30 YASMIN SANTOS PRONTA PRA TRAIR 168.374.864

“Compreender o panorama de consumo de músicas e artistas permite que a indústria de mídia e entretenimento refine a oferta de conteúdos e em seus planejamentos de comunicação e de atuação dos mais diversos artistas”, salienta Eduardo Bonadio, diretor corporativo Brasil da Crowley.

 

Fontes dos dados: GRP Música | Kantar IBOPE Media e Crowley | jan-abr/2019 | cobertura: 150 emissoras | 11 regiões metropolitanas Kantar IBOPE media + Distrito Federal + Campinas | segunda a sexta | 7h-19h.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido!