Publicidade

Prevenir é melhor que remediar

Postado em 17/07/2019 10:46

Nesta terça (16-07) a Nova Sertaneja recebeu em seu estúdio um dos responsáveis da empresa Extinbrasil, Fabrício Geremias Porfírio. Ele explicou sobre os diferentes modelos de extintores, manuseio e alertou os ouvintes sobre prevenção de combate a incêndio.

Não basta apenas contar com a sorte ou com o pensamento: “instalei um ótimo sistema de combate a incêncio e agora o meu edifício está seguro”. Muitas pessoas erram ao acreditar que não têm culpa quando um foco de incêndio se inicia na sua casa ou no seu ambiente profissional.

Curiosidade: A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, é a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Com o objetivo de promover a consciência dos cidadãos, a área de Biossegurança destaca regras básicas no combate aos incêndios, que vale para todos nós. Confira.

01 – Mantenha sempre à vista o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros – 193
02 – Conserve sempre as caixas de incêndios em perfeitas condições de uso e somente as utilize em caso de incêndio.
03 – Os extintores devem estar fixados sempre em locais de fácil acesso, devidamente carregados e revisados (periodicamente).
04 – Revisar periodicamente toda a instalação elétrica do prédio, procurando inclusive constatar também a existência de possíveis vazamentos de gases.
05 – Evitar o vazamento de líquidos inflamáveis.
06 – Evitar a falta de ventilação.
07 – Não colocar trancas nas portas de halls, elevadores, porta corta-fogo ou outras saídas para áreas livres. Nem obstruí-las com materiais ou equipamentos.
08 – Tomar cuidado com cera utilizada nos pisos, quando dissolvida. Não deixar estopas ou flanelas em bebidas, em óleos ou graxas em locais inadequados.
09 – Alertar sobre o ato de fumar em locais proibidos (como elevadores) e sobre o cuidado de atirar fósforos e pontas de cigarros acesos em qualquer lugar.
10 – Aconselhar os trabalhadores para que verifiquem antes de sair de seus locais de trabalho, ao término da jornada de trabalho, se desligaram todos os aparelhos elétricos, como estufas, ar condicionado, exaustores, dentre outros.
11 – Em caso de incêndio, informar o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível: a ocorrência, o acesso mais fácil para a chegada ao local e o número de pessoas acidentadas, inclusive nas proximidades.
12 – Nunca utilizar os elevadores no momento do incêndio.
13 – Evitar aglomerações para não dificultar a ação do socorro e manter a área junto aos hidrantes livre para manobras e estacionamento de viaturas.

WhatsApp Nova Sertaneja – (37) 9 9970-9595

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!