WhatsApp dedura mensagens que são encaminhadas; veja como funciona

Postado em 25/07/2018 15:53

Encaminhar mensagens no WhatsApp é um dos jeitos mais fáceis de repassar informações, notícias urgentes e até ter mais agilidade para combinar assuntos profissionais. Basta pressionar a mensagem por alguns segundos e logo se abre o menu superior sobre ela, indicando ações como copiar, destacar ou encaminhar.

Por sua facilidade, o encaminhamento de mensagens no app é uma das funções mais usadas. Alipas, é algo que vem crescendo muito em tempos de eleições e grandes eventos no país.

Recentemente, o WhatsApp vinha testando para todos os usuários do Android, iPhone e Windows Phone uma ferramenta que mostrava quando uma mensagem foi encaminhada. No começo desse mês, essa nova função de “deduração” saiu dos testes e se tornou oficial.

Mas qual é o interesse em mostrar que a mensagem veio de outra pessoa? E que uso podemos fazer dessa ferramenta no nosso cotidiano? Os desenvolvedores do WhatsApp afirmam que a nova função visa ampliar a clareza na comunicação com o aplicativo. No entanto, o assunto parece ser bem mais denso. Falaremos sobre isso a seguir, trazendo as últimas novidades sobre o tema. Além disso, mostraremos como fazer uso de mais essa funcionalidade do mensageiro verdinho.

Como vai funcionar o aviso de encaminhamento de mensagem do WhatsApp

Não é preciso nenhuma ação mais complexa para saber que a mensagem que chegou até você foi encaminhada de terceiros. Aliás, o próprio WhatsApp vai trazer isso, com um selo de “encaminhado” (ou “forwarded”, para quem usa o app em inglês). Ele ficará logo acima de mensagem em questão.

Logo acima da mensagem, a indicação de que ela foi encaminhada de terceiros. (Imagem: Divulgação)

Logo acima da mensagem, a indicação de que ela foi encaminhada de terceiros. (Imagem: Divulgação)

Para começar a ver isso no seu smartphone, certifique-se de que está usando a versão mais atualizada do app. Vale lembrar que o recurso também funciona no WhatsApp Web para PC. Para usar, também é preciso atualizar o aplicativo para a última versão.

Para que usar o encaminhamento de mensagens no WhatsApp

Você pode encaminhar uma mensagem para economizar o tempo de digitar novamente todo o texto ou o link que precisa passar para vários contatos. Em tempos de eleições, aqui no Brasil, a função de encaminhamento de mensagens tem sido usada amplamente. Mas nem sempre de um jeito idôneo.

Um dos maiores problemas do encaminhamento de mensagens é a proliferação de fake news, principalmente de temas políticos. É claro, você pode usar o WhatsApp para se informar nas eleições, mas é preciso ter cuidado com as mensagens que recebe. E ainda mais com as mensagens que passa adiante.

Evitar a disseminação das fake news é um dos objetivos do WhatsApp. (Imagem: How2shout)

Evitar a disseminação das fake news é um dos objetivos do WhatsApp. (Imagem: How2shout)

Aprender a identificar fake news é fundamental. E o WhatsApp está de olho. O recurso de mostrar que uma mensagem foi encaminhada é uma das medidas da plataforma. Dessa forma, a intenção é combater a disseminação de notícias falsas e de SPAM. Segundo os desenvolvedores, ao dedurar que a mensagem veio de outra pessoa, o app ajuda o usuário a identificar com maior facilidade se foi o contato que realmente escreveu a mensagem.

Desse modo, fica mais fácil reconhecer uma corrente, tentativa de golpe ou notícia falsa. Indo além na prevenção da proliferação de notícias maliciosas, a empresa ainda recomenda que você bloqueie quem encaminha conteúdos duvidosos com frequência além do aceitável.

Toda essa preocupação do WhatsApp vem dos últimos acontecimentos trágicos envolvendo a ferramenta e mensagens encaminhadas. Na Índia, fake news espalhadas no aplicativo causaram a morte de 27 pessoas em dois meses. Enquanto isso, no Brasil, um estudo comprovou que o app é o mais usado no compartilhamento de notícias falsas.

Todos esses fatos levaram a plataforma a se precaver quanto ao encaminhamento de mensagens. Aliás, a primeira medida foi dedurar quando uma mensagem foi encaminhada. No entanto, assim que essa função chegou, já precisou trazer outras a reboque.

O encaminhamento de mensagens no WhatsApp passa a ser limitado

Uma semana depois de tornar oficial o aviso de mensagem encaminhada, o WhatsApp deu um passo maior na luta contra as fake news. Ou seja, tornou limitado o encaminhamento de mensagens, de diferentes maneiras ao redor do mundo.

Até então, era possível encaminhar mensagens para quantas pessoas o usuário quisesse. No entanto, agora esse número de encaminhamentos será limitado. A plataforma ainda não informou qual será esse limite, apenas avisou que ele deverá variar de país para país.

 O encaminhamento de mensagens passa a ser limitado no WhatsApp. (Imagem: Bloomberg)

O encaminhamento de mensagens passa a ser limitado no WhatsApp. (Imagem: Bloomberg)

O que já sabemos é que agora na Índia, por exemplo, após os acontecimentos fatais envolvendo a plataforma, só será possível encaminhar uma mensagem para até cinco outras conversas de cada vez.

Todas essas medidas visam, de um modo geral, tornar o WhatsApp uma ferramenta ainda mais segura e confiável. Por sua importância como um dos mensageiros mais utilizados no mundo, a preocupação se faz necessária.

A gente sabe que informação só é boa quando se pode confiar nela. Em tempos de eleições e fake news, até o Google vem se firmando como uma boa fonte de informações sobre os candidatos. O WhatsApp vem nessa dianteira buscando se tornar útil também na hora de escolhermos nossos líderes.

E você, o que achou das novidades? Confia em tudo o que chega pelo WhatsApp? Continue com a gente para mais informações e notícias sobre o tema.

 

Fonte: Vivotech

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Real Time Web Analytics