Cuca tem o nome consolidado na história do Atlético. Duas passagens vitoriosas, com conquistas inesquecíveis. Nesta terça-feira, começa a “terceira era” do técnico. Ele será apresentado oficialmente à tarde na Cidade do Galo, onde comandará o treino em seguida. O desafio é recolocar o time nos trilhos e buscar os títulos do Brasileiro e da Libertadores. Será também a oportunidade para cravar mais marcas.
A primeira está no horizonte próximo de Cuca. Com 224 jogos acumulados nos dois primeiros períodos em que passou pelo Galo, o treinador está a quatro partidas de superar Barbatana.
Ex-jogador do Atlético nos anos de 1950, Barbatana virou técnico do profissional do clube na década seguinte, sendo responsável por uma geração de craques, como Paulo Isidoro, Marcelo, João Leite e Reinaldo. Foram 227 jogos à frente da equipe, número que o coloca como o quarto que mais dirigiu o Galo na história.
Técnicos com mais jogos pelo Atlético
- Telê Santana: 434 jogos (três passagens)
- Procópio Cardozo: 328 jogos (seis passagens)
- Levir Culpi: 320 jogos (cinco passagens)
- Barbatana: 227 jogos (cinco passagens)
- Cuca: 224 jogos (chega para a terceira passagem)
Ainda em 2022, Cuca tem a chance de se isolar em uma galeria de glórias do Galo. Ele já é, ao lado de Levir, o treinador com mais taças oficiais erguidas. Ambos levaram o Atlético a seis troféus.
Cuca acumula três Campeonatos Mineiros, uma Copa do Brasil, um Brasileiro e uma Libertadores. Levir Culpi empilhou três Mineiros, uma Série B, uma Recopa Sul-Americana e uma Copa do Brasil.
Agora, Cuca parte em busca do bi do Brasileirão e/ou da Libertadores. Terminado o primeiro turno, o Atlético ocupa a quarta posição no campeonato nacional (a sete pontos do líder Palmeiras). No torneio internacional, o Galo encara justamente o Palmeiras nas quartas de final.