Usuários reclamam da falta de médico no PSF do Santos Dumont em Divinópolis

Postado em 17/04/2017 11:00

Uma moradora do bairro Costa Azul em Divinópolis, entrou em contato na manhã desta segunda-feira (17), com o Sistema MPA de Comunicação, para falar sobre a atual situação do Programa da Saúde Familiar (PSF) do bairro Santos Dumont, o qual ela é usuária. Segundo a moradora Josefa Maria da Silva, o PSF do bairro Santos Dumont atende ao todo 6 bairros do município, porém desde a última quinta-feira (13), o posto de saúde não está tendo funcionários para atender as demandas da população.

De acordo com Josefa, o PSF não tem enfermeiro, não tem  dentista,  nem médico e nem técnico de enfermagem, somente alguns agentes da saúde, os quais realizam serviço de rua, estão trabalhando no local, mas estes, não podem fazer encaminhamentos dos pacientes para outros postos. “Todos os postos de saúde funcionaram na quinta-feira, menos o PSF do bairro Santos Dumont. Os moradores do bairro estão apavorados. Eu já entrei em contato com a Prefeitura, já entrei em contato também com a Semusa, e a resposta que recebo é que serão encaminhados funcionários para o PSF do bairro, mas até hoje não tem  funcionários trabalhando”, afirmou.

A moradora ainda completou dizendo que a preocupação dela não é só com o seu problema de saúde, e sim com demais pessoas que tem problemas de diabetes, pressão alta, dentre outras doenças.

.

Ouça entrevista completa com a moradora e usuária do PSF do Santos Dumont Josefa:

.

Já o morador José Carlos Gomes, diabético há 6 anos, que também é paciente do PSF do Santos Dumont, confirmou para a reportagem que o Posto de Saúde não funcionou na quinta. “Desde o mês de Janeiro o PSF do Santos Dumont está sem dentista, sem médico, sem técnica, está somente os agentes de saúde na unidade trabalhando. A chefe do Posto ainda está justificando que todos estão sendo encaminhados para outras unidades. Mas o nosso questionamento é que o PSF tenha outros profissionais e não que sejamos encaminhados para outros postos. No posto de saúde da Avenida Primeiro de junho por exemplo, passei lá para pegar a fita que eu preciso para medir a minha glicose e a fita está em falta há quase 1 mês”, explicou.

.

Ouça áudio do morador e usuário do PSF do Santos Dumont José Carlos:

.

.

Em contato na manhã desta segunda-feira (17), com a gerente do PSF do Santos Dumont, Clara de Assis Moura, não quis gravar entrevista, mas ela explicou que o PSF está sem o médico, porém, as pessoas que estão chegando no PSF, ela está ligando e encaminhando estas pessoas para outros PSfs. “Sou gerente do PSF do Santos Dumont. Hoje mesmo, houve um caso de Glicemia e esta pessoa foi encaminhada para o PSF do bairro Nossa Senhora das Graças. Estamos encaminhando os pacientes para o posto de saúde da Comunidade de Buritis e alguns para o posto do bairro Nossa Senhora das Graças. A Secretaria de Saúde já está ciente do problema e está tomando as providências cabíveis”, informou.

.

Ouça entrevista completa sobre PSF do Santos Dumont:

 

 

.

Foto: Ilustrativa/Google Maps

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com