fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Urgente: Divinópolis entra em estado caótico UPA atinge 300% de ocupação por causa da COVID

Urgente: Divinópolis entra em estado caótico UPA atinge 300% de ocupação por causa da COVID

Image

A atualização dos dados relacionados à pandemia em Divinópolis trouxe na tarde desta quarta-feira, 24 um dado que reflete a gravidade do problema. A UPA Padre Roberto está trabalhando com o número de pacientes três vezes maior do que a sua capacidade.  A Secretaria Municipal de Saúde emitiu alerta a todos por causa do estado caótico da ocupação dos leitos hospitalares na cidade e na macrorregião Oeste para tratamento da Covid-19.

 De acordo com a diretora de Urgência e Emergência, Cristiane Silva Joaquim, na Macrorregião Oeste, existem 73 pacientes precisando de um leito de CTI e outros 92 que aguardam leito de enfermaria pelo SUS. É fundamental que a população entenda a gravidade da situação que a pandemia está causando em Divinópolis e toda região, tanto na rede hospitalar pública quanto na privada, a situação é extrema.

A falta de leitos significa risco de morte para quem precisar de atendimento com urgência. Somente o isolamento social e o respeito a todas as medidas preventivas poderá auxiliar para que a região saia desta situação. Nesta quarta-feira, 24 a situação dos leitos no Hospital de Campanha de Divinópolis na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ultrapassou os 300% de ocupação.  Na enfermaria adulto foram colocados 24 leitos extras e a ocupação passou de 12 para 36 pacientes. Dos 36 leitos, 35 estão ocupados com pacientes de Divinópolis.

No CTI adulto, que tem capacidade para 25 pacientes, foram colocados dois leitos extras e a ocupação está 108%. Dos 27 pacientes, 24 são de Divinópolis. A enfermaria infantil está com ocupação de 37,5% com três, dos oito leitos, ocupados com pacientes de outras cidades, sendo dois de Nova Serrana e um de Itaguara.

Na área de atendimento pelo SUS do Hospital São João de Deus a situação também é crítica. O CTI adulto está com ocupação de 95% com 19 dos 20 leitos ocupados. Na enfermaria adulto a ocupação é de 70% com 25 dos 36 leitos ocupados. O CTI infantil está com três dos seus 10 leitos ocupados o equivalente a 30%.

Reveja a entrevista do secretário de saúde Alan Rodrigo Silva