fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Trânsito
  • Transporte Coletivo de Divinópolis tem 164 ônibus utilizados por 70 mil pessoas

Transporte Coletivo de Divinópolis tem 164 ônibus utilizados por 70 mil pessoas

Image
Transporte coletivo

A importância do transporte coletivo urbano e rural da cidade de Divinópolis é imensa, representa o modo de transporte de quase dois milhões de pessoas todo mês. Diariamente são 70 mil pessoas que utilizam os 164 ônibus do Consócio Transoeste.

A tarifa atualmente em Divinópolis está em R$ 4,15 e se reajustado para R$ 6,09 (valor aprovado pelo Comutran),  alcançaria quase 47%. Esse valor apresentado ao poder executivo é a chamada tarifa-técnica. Ela deve refletir o custo da operação e é o quanto a empresa de ônibus deveria receber por passageiro transportado. Já a tarifa pública é o que o passageiro paga nas catracas. Se a tarifa-técnica for maior que a tarifa pública, ou seja, se o valor da passagem for menor que o custo para operar os ônibus, a prefeitura deve subsidiar o sistema.

A Trancid – Transporte Coletivo Cidade de Divinópolis Ltda, é a empresa líder do Consórcio Transoeste, que venceu a licitação do transporte público municipal em 2012. O Consórcio é integrado ainda pelas empresas Exdil – Expresso Divinopolitano Ltda, Transpratur, Vidatur e Empresa Braulino.