fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Trânsito
  • Prefeitura de Divinópolis não sabe como irá funcionar o transporte coletivo no dia das eleições

Prefeitura de Divinópolis não sabe como irá funcionar o transporte coletivo no dia das eleições

Image

Prefeitura de Belo Horizonte terá transporte gratuito no segundo turno das eleições

Nossa reportagem entrou em contato com a Comunicação da Prefeitura de Divinópolis para saber qual a oferta e se haverá gratuidade no transporte público público, neste dia 30 de outubro. A resposta foi que não tem informações, nem sobre uma possível gratuidade na cidade e nem mesmo qual a oferta de transporte coletivo no dia das eleições.

Dessa forma, e com o mecanismos possíveis, considerando que no dia 02 de outubro, o transporte público em Divinópolis funcionou com os horários praticados em dia de sábado, ou seja, inferior aos dias normais e não foi informado reforços nas linhas, fizemos alguns levantamentos como por exemplo a linha 51, ela possui apenas um horário no dia de sábado, a linha 44 apenas no horário da manhã. A linha 28 que atende vários bairros, inclusive a única opção para os bairros Rinaldo Campos e Ferrador, apenas quatro horários ao longo de todo o dia, e somente dois dentro do período de votação. Entre outras situações.

A decisão do TSE é que prefeituras e empresas concessionárias para oferecerem, voluntariamente, o serviço de transporte público de forma gratuita no dia 30/10, segundo turno das eleições, sem que por este motivo sejam alvo de punições eleitorais ou por improbidade. O argumento é o elevado índice de abstenção no primeiro turno, afinal o ir e vir do eleitor tem um custo bem superior a própria multa eleitoral. Aliado ao fato de muitas pessoas emendar o feriado de 02 de novembro e não comparecer as urnas.

A Prefeitura de Belo Horizonte confirmou que irá disponibilizar transporte público coletivo de ônibus gratuito no domingo, dia 30. Segundo ainda a prefeitura da capital, a ação está amparada por decisão do Supremo Tribunal Federal – ADPF 1013, que libera prefeituras para oferecerem o serviço de forma gratuita no 2º turno das eleições. Não apenas a capital, Contagem também manteve a gratuidade.

A Prefeitura de Contagem informou que “as linhas municipais vão aderir à tarifa zero, a exemplo do que ocorreu no dia 2 de outubro, quando ocorreu o primeiro turno das eleições. Os ônibus seguirão o quadro de horários de domingo e poderão ser consultados via aplicativo”.