fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Trânsito
  • Em Divinópolis 5.845 pessoas se envolveram em acidentes de trânsito

Em Divinópolis 5.845 pessoas se envolveram em acidentes de trânsito

A Prefeitura de Divinópolis, pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans), promove a campanha Maio Amarelo. O objetivo é colocar em pauta a discussão sobre a segurança no trânsito e promover a redução do número de mortes no trânsito da cidade. No ano passado, 5,4 mil se envolveram em algum tipo de acidente em Divinópolis.

A ação é mundial e chama atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. O mês de maio foi escolhido porque, em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A cor amarela representa atenção e advertência na sinalização de trânsito.

Segundo dados da Settrans, em 2018, 5.845 pessoas se envolveram em acidentes de trânsito na cidade. Desse número, 2.266 não usavam cinto de segurança, e 50 pessoas vieram a óbito em consequência dos acidentes. Foram 1.166 acidentes com motocicletas. A grande maioria dos acidentes foram causados por falta de atenção, cerca 3.448 deles. Quinhentas e onze pessoas causaram acidentes por desobediência à sinalização. Em uma breve comparação, os óbitos no trânsito (50 em 12 meses) em Divinópolis matam mais que câncer de próstata (50 em 29 meses) e câncer de mama (50 em 23 meses). A maioria das vítimas são homens com idade entre 30 e 59 anos.

Para promover a ação, os servidores da Settrans usam um laço amarelo, que faz referência ao que o mês simboliza. Outra ação foi distribuir peças publicitárias em entidades e órgãos públicos como Prefeitura de Divinópolis, Câmara de Vereadores, Polícia Civil, Polícia Militar, INSS, CDL, Diviprev, Clube dos Servidores, postos de saúde e escolas.

Serão realizadas 20 blitzes educativas em vários pontos da cidade.

Em 26 de maio, o Passeio Ciclístico será realizado às 9 horas, com concentração a partir das 8h30, na Praça do Santuário, passando por várias ruas centrais de Divinópolis.