Divinópolis poderá se beneficiar de proposta debatida no congresso sobre valor do Vale Transporte - Portal MPA

Publicidade

Divinópolis poderá se beneficiar de proposta debatida no congresso sobre valor do Vale Transporte

Postado em 22/12/2021 11:26

Uma das soluções apresentadas para o impasse envolvendo o vale transporte é parte do valor ser bancado pelo governo federal. A situação é discutida em Brasília e tem apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

A entidade defende que saia dos cofres da união o dinheiro para bancar as gratuidades do sistema, que são válidas para pessoas acima de 65 anos. Na semana passada, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), que é o vice-presidente de Inovação da FNP, se reuniu com o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), onde defendeu uma participação do governo para garantir a manutenção do sistema. “O problema, para ser resolvido de maneira mais rápida, depende de que União assuma a gratuidade dos idosos, definida pela Lei Federal 10.741/2003, e transfira os valores aos municípios como recurso orçamentário”, defendeu Greca na ocasião.

A alternativa apresentada pelos governantes é um subsídio da união de R$ 5 bilhões, a ser usado para financiar as gratuidades determinadas por lei federal. A proposta ainda é discutida em Brasília.

Enquanto isso em Divinópolis, veja o embate

Vídeo: Gleidson pega ônibus e diz que não vai aumentar passagem para R$ 6,09