fbpx
Pular para o conteúdo

Nike apresenta HyperAdapt, um tênis controlado por App

Durante um jogo de basquete, os atletas podem enfrentar alguns obstáculos. Entre eles, ter de amarrar o cadarço diversas vezes durante a partida ou se adaptar aos calçados quando os pés já estão um pouco inchados. Pensando nisso, a Nike anunciou nesta terça-feira (15) um de seus lançamentos mais tecnológicos até hoje: o Nike HyperAdapt 1.0. Trata-se de um tênis de basquete que se ajusta aos pés eletronicamente.

Segundo a Nike, o HyperAdapt 1.0 é o primeiro lançamento de uma série de projetos que quer desenvolver em “wearables“. Este conceito dá nome às chamadas “tecnologias vestíveis”, que consistem em dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados pelos usuários como peças do vestuário.

Ao calçar o sapato, um sensor e um sistema são ativados automaticamente. Com ajuda de dois botões, o usuário pode apertar ou afrouxar o tênis. Para soltar os cadarços, basta pressionar por alguns segundos um dos botões. O atleta também pode salvar um ajuste pré-definido, que será acionado cada vez que colocar o tênis.

Imagem: divulgação

Ajustes por App

Além dos botões, também é possível controlar os ajustes pelo aplicativo Nike Adapt. Durante momentos em um jogo, por exemplo, o atleta pode inserir as configurações que mais precisam.

O nível de bateria é indicado por uma luz, que varia entre azul, amarela e vermelha. O carregamento é feito em duas horas por um cabo USB e uma base que se encaixa magneticamente na sola do sapato. A carga total dura cerca de 14 dias.

De acordo com a Nike, a capacidade de mudar rapidamente o seu ajuste, soltando o tênis para aumentar o fluxo sanguíneo ou apertá-lo, melhora a experiência dos atletas. A empresa também afirma que o sistema do HyperAdapt 1.0, que será lançado em fevereiro, suporta atualizações, com possibilidades de melhorias e introdução de novas funcionalidades para outros esportes.