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MARKETING DE INFLUÊNCIA: Qual o influenciador ideal para sua marca?

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Para além de recebidos e likes aos montes, os perfis dos influenciadores são uma plataforma de grande visibilidade para as marcas. Um estudo realizado em 2020 apontou que 67% dos brasileiros segue algum influenciador, e 55% já comprou algo por indicação desses perfis.

Mas qual é o fator decisivo na hora de encontrar um rosto famoso na internet que se conecta com a sua marca? Avaliar as características dos influenciadores é muito mais importante do que o número de seguidores na rede social. Isso porque número de seguidores não significa necessariamente uma conversão maior daquele investimento em vendas, nem mesmo em visibilidade. Para isso é importante conhecer a taxa de engajamento do influenciador.

Essa taxa é o resultado da média de todas as interações feitas na rede social. Curtidas, comentários, compartilhamentos e outras métricas de cada plataforma. Quanto mais seguidores um perfil tem nas redes sociais, menor é a taxa de engajamento daquele perfil.

Moral da história:  Talvez um influenciador com menos de 10 mil seguidores alcance mais seguidores (que serão seus clientes em potencial) do que um perfil com mais de 50 mil. Essa análise também depende do contexto em que a sua marca está inserida, mas vale a dica: Não preze apenas pelo tamanho do perfil.

 

Para além das métricas: A identificação com a marca

Para selecionar um influenciador, a marca precisa observar os valores, o lifestyle e a linguagem do perfil. Aí mora o desafio: na hora de criar o conteúdo, que precisa ser incorporado ao que é mostrado naquele perfil, a sua marca precisa estar em sintonia com o que o influenciador acredita e compartilha com seus seguidores.

Aqui não tem receita pronta: cada conteúdo precisa ser planejado e analisado com o influenciador, com o objetivo de chamar a atenção do seguidor sem destoar dos outros conteúdos. Vale tudo: vídeos, posts, depoimentos. Mas é importante incluir o influenciador no processo criativo para que o resultado seja satisfatório: ninguém conhece tão bem o próprio seguidor quanto o influenciador.

 

Quando marcas e influenciadores trabalham em sintonia, compartilham os mesmos valores e dispõem de uma liberdade criativa, o resultado é um conteúdo que engaja os seguidores e aumenta a visibilidade e a conversão em vendas. Mas lembre-se: analise sempre as métricas e os conteúdos publicados, mude sempre que necessário e invista em outras estratégias.

É hora de ir além da estratégia de apenas enviar mimos para os influenciadores. Sua marca pode (e deve!) gerar conteúdo de valor e também ser uma influenciadora. Crie esse caminho com as parcerias criativas e que cativem os seguidores!