fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • STF forma maioria para tornar réus os denunciados por atos de 8 de janeiro

STF forma maioria para tornar réus os denunciados por atos de 8 de janeiro

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.
Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.

Na madrugada desta quinta-feira (20) O plenário do STF formou maioria para tornar réus a primeira leva de 100 denunciados por participação nos atos de 8 de janeiro, que culminaram na invasão e depredação das sedes dos três Poderes.

Até as 11h50, o placar já havia atingido seis a zero, o que permitiu a formação de maioria para transformar os acusados em réus. O relator das investigações, Alexandre de Moraes, foi o primeiro a votar contra os denunciados no dia 18 de abril. Ele foi acompanhado por Dias Toffoli, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes. Os ministros André Mendonça, Nunes Marques, Rosa Weber e Luiz Fux ainda precisam apresentar seus votos, via plenário virtual do Supremo, até a próxima segunda-feira (24).

Outra sessão virtual já foi marcada pela ministra Rosa Weber, presidente do STF, para começar em 25 de abril, com mais uma leva de denunciados. A previsão é que todas as denúncias sejam apreciadas dentro de três meses.

Até o momento, a Procuradoria-Geral da República apresentou 1.390 denúncias, todas focadas nos executores e nas pessoas acusadas de incitar os atos. No total, 86 mulheres e 208 homens seguem encarcerados no sistema penitenciário do Distrito Federal.

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/divinopolitanos-estao-na-lista-que-stf-julga-por-atos-de-janeiro-em-brasilia-veja-os-nomes/